Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Etapa de Imersão

A sequência que eu faria seria essa:

Na Gatito:

  1. Observar o funcionamento da loja como um todo, para anotar possíveis problemas visíveis. Feito isso, observar mais atentamente cada setor da loja e seu funcionamento, para essas anotações.
  2. Observar como cliente, todas as etapas de compra de produto/serviço da loja física. Anotar os possíveis problemas. Durante esse processo, puxar conversar com os clientes sobre o atendimento, horários, serviços e produtos da loja, para ter uma ideia se algo está faltando ou precisa melhorar. Conversa com donos de pets é algo muito fácil de começar a fazer se você também tem um pet e ajudaria muito a entender o comportamento dos clientes.
  3. Observar como cliente, todas as etapas de compra de produto/serviço por telefone da loja. Anotar os possíveis problemas.
  4. Observar o que está ao redor da loja no bairro e ver se seria possível alguma integração comercial. Por exemplo: tem algum café ou lugar onde o cliente possa esperar enquanto seu pet esteja sendo atendido?

Em outras lojas de petshop:

  1. Observar o funcionamento da loja como um todo, para anotar as diferenças.
  2. Observar como cliente, todas as etapas de compra de produto/serviço da loja física, para anotar as diferenças dos processos. Durante esse processo, puxar conversar com os clientes sobre o atendimento, horários, serviços e produtos da loja, para ter uma ideia se algo está faltando ou precisa melhorar. Também aproveitar que está como cliente e fazer algumas perguntas para os funcionários da loja.
  3. Observar como cliente, todas as etapas de compra de produto/serviço online da loja. Anotar os possíveis problemas.

Feito esses dois tipos de observações, colocaria os dados obtidos num documento para uma análise mais detalhada, com as principais diferenças e semelhanças entre os atendimentos da Gatito e dos outros petshops.

2 respostas
solução!

Oi, Débora, tudo bem?

Sua imersão realmente está bem completa e te ajudaria a entender várias situações pela loja

Gostei da forma como você explicou cada passo, isso mostra que entendeu bem o conteúdo!

Continue praticando e mergulhando em UX, vamos amar ver seu crescimento profissional

Fala pessoal!

Estou sentindo uma necessidade muito grande de imersão em um novo cliente do ramo de seguros no qual inciei as minhas atividades. Mas, como estamos nesse período de pandemia, estamos levantando os requisitos para o desenvolvimento de sistemas de maneira remota e com times distribuídos.

O caso apresentado em aula veio de encontro à minha necessidade e queria ter alguma sugestão de práticas e/ou técnicas que poderiam ser utilizadas de forma a facilitar essa imersão. Pensei em ter acesso aos normativos e talvez, quantidade de produtos vendidos, mas gostaria de ter mais opções. Será que vocês poderiam me ajudar?