Há mais de 20 anos desenvolvi um método visual de aprendizado que revolucionou minha forma de estudar. Crio um grande painel físico — geralmente com cerca de 1 metro de largura por 2 de comprimento — e o penduro na parede do meu quarto, oficina ou em qualquer ambiente dedicado aos estudos. Utilizo papelão encapado com folhas A4 e fitas adesivas, tornando-o leve e prático. Com alfinetes de cabeça colorida (feitos de massinha), identifico diferentes áreas do conhecimento, criando uma estrutura altamente personalizada. É um verdadeiro "mapa mental vivo", onde anoto ideias, conecto conceitos e organizo conteúdos diversos.
Nesse painel, consigo estudar simultaneamente até 10 livros com temas relacionados, intercalando também cursos e assuntos variados. Essa abordagem paralela me permite enxergar padrões, fazer associações mais rápidas e transformar o aprendizado em algo dinâmico e integrado. Além disso, percebi que consigo ler muito mais rápido e absorver mais conteúdo do que pelos métodos tradicionais — tudo graças ao amplo campo de visão, ao controle visual e à sincronia entre os temas. É um treino intelectual constante que estimula criatividade, foco e pensamento sistêmico.
Tenho praticado isso por anos, e posso afirmar com convicção: vale muito a pena.
E você, já experimentou estudar assim?