Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Estudo em data mining

Boa tarde!

Estou cursando a carreira de inteligência artificial iniciante, mas, agora estou meio perdido por onde devo começar a estudar data mining. Vi algumas pessoas indicando começar com o Weka.

Alguma sugestão?

Abraços!

2 respostas
solução!

Bom dia Samir,

Depende bastante do que você quer fazer. A vantagem do Weka é que é de fácil uso ou integração em um projeto Java, um pouco mais simples que o Mahout para configurar. Se você já tem um objetivo de negócios que quer atingir (uma pergunta a ser respondida), agora é correr atrás de tentar respondê-la com os algoritmos que viu. Nesse curso que assistiu vimos alguns algoritmos de classificação, que talvez possam ser usados, dependendo das perguntas que quer responder. Outros algoritmos podem ser os de recomendação, que temos um outro curso aqui na Alura que ensina o básico também, usando Mahout.

Att

Bom dia, Guilherme!

Obrigado pela resposta! :)

Como estou começando agora a entender melhor essa área, me encontro em um momento que não consigo formular corretamente as perguntas que deveria fazer aos meus dados.

Onde trabalho, temos acesso a muitos dados sobre o comportamento dos clientes dentro do ecommerce (Magento), onde ele registra onde ele entrou, no que clicou, o que comprou, quanto tempo demorou e etc. Sinto que essas são informações ricas e que podem ser exploradas para uma experiência melhor para o usuário, mas, como citei anteriormente, não sei exatamente o que posso perguntar a estes dados para este fim.

Por isso citei sobre data mining, pois acreditei que me ajudaria a identificar perguntas importantes que não estamos fazendo.

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software