1 resposta

Olá, João. Como vai?

O estudo de caso do Stepwise que você compartilhou é um excelente exemplo de como a Inteligência Artificial pode ser aplicada para além de simples respostas, atuando como um verdadeiro tutor. No contexto do curso, essa ferramenta demonstra o poder do aprendizado adaptativo, onde o sistema identifica o nível do estudante e fornece orientações personalizadas para cada etapa do problema.

O diferencial dessa tecnologia é que ela não entrega o resultado final de imediato. Ela analisa os passos intermediários do raciocínio, oferecendo feedbacks específicos onde o aluno apresenta maior dificuldade. Isso é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia no aprendizado.

• Você pode tentar replicar essa lógica no ChatGPT utilizando uma técnica chamada Socratic Prompting. *
  • Experimente usar um comando como: Atue como um tutor de lógica. Não me dê a resposta do exercício de imediato, mas analise o passo que eu escrevi e me faça perguntas que me ajudem a encontrar o caminho por conta própria. *
  • Essa abordagem transforma a IA em uma ferramenta de suporte ao estudo ativo, estimulando o cérebro a processar a informação de forma mais profunda. *

Espero que possa ter lhe ajudado!