1
resposta

Estudar sobre CNV não é deixar de criticar... e sim saber usar as palavras certas na hora certa.

Estudar sobre CNV não é deixar de criticar... e sim saber usar as palavras certas na hora certa.

1 resposta

Olá, Lilian! Como vai?

Sua percepção sobre a Comunicação Não Violenta (CNV) está correta. A CNV não é sobre evitar críticas, mas sim sobre expressá-las de uma maneira que seja construtiva e respeitosa.

No exemplo que você está estudando, Pedro e Tiago estão claramente frustrados e suas comunicações estão cheias de julgamentos e acusações, o que não é produtivo nem respeitoso.

Usando os princípios da CNV, poderíamos reescrever o diálogo da seguinte forma:

Pedro: Tiago, percebi que algumas tarefas do projeto são concluídas em cima da hora. Isso me preocupa, pois temo que possa afetar a qualidade do nosso trabalho. Você poderia me ajudar a entender seu processo?

Tiago: Pedro, entendo sua preocupação. Às vezes, sinto que você está tentando controlar tudo e isso me deixa desconfortável. Acho que poderíamos encontrar uma maneira de dividir as tarefas que funcione para ambos. O que você acha?

Neste exemplo, Pedro e Tiago expressam suas necessidades e sentimentos sem fazer julgamentos ou acusações. Eles também abrem espaço para um diálogo construtivo, onde ambos podem trabalhar juntos para encontrar uma solução que atenda às suas necessidades.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.