Para estudar programação, vocês costumam anotar coisas sobre a aula e depois revisar ou ficam só nos exercícios e confiando na memória?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Para estudar programação, vocês costumam anotar coisas sobre a aula e depois revisar ou ficam só nos exercícios e confiando na memória?
Boa noite Raphael, isso vai um pouco de pessoa para pessoa.. eu, por exemplo, estudo alura fazendo resumos em um papel a parte e codificando!
Abraços
Raphael, tudo bem ?
Você quer se tornar um programador imagino, né ?
A melhor forma de estudar é colocando a mão na massa ! Ai você vai pegando o passo a passo, vendo funcionar e isso vai te motivando e sua mente, por algum motivo, armazena isso hahah
Bons estudos e bora programar :D
Olá Raphael, tudo bem?
Particularmente acho válido toda técnica que auxilia positivamente no aprendizado. Algumas pessoas se dão bem lendo, outras preferem anotar para fixar mais facilmente. A dica que eu posso te dar, ainda mais para cursos com conteúdo técnico, é: pratique, faça os exercícios, teste combinações diferentes e vá estudando, não pare :D
Bons estudos, qualquer dúvida estamos ai para ajudar ;)
Abraço!
Sou da mesma opinião que o Matheus, mão na massa é um ótimo jeito de se fixar qualquer conhecimento. Além da motivação e satisfação de ver o seu programa funcionando na tela dos usuários, ajudando pessoas e resolvendo problemas reais.
Além disso, ensinar é aprender junto. Ajudar os outros nos fóruns é outra forma de fixar o conhecimento e de se aventurar em outras coisas.
Uma ferramenta que uso bastante são os mapas mentais.
Ola Raphael
Além de praticar bastante você vai precisar construir uma fonte de consulta pois é impossível fixar na memória tantos comandos e sintaxes diferentes. No papel não adianta pois é muito dificil pesquisar algo por lá pois constantemente você vai fazendo revisôes nesse material e vai ficando uma bagunça e ilegível com o tempo. Eu costumo fazer muitos comentários, com explicações no código fonte dos programas que estou usando para aprender. Depois é só jogar no github esse código e ai você poderar consulta-lo quando quiser, aonde quiser. Além disso, você poderá utilizar esse programinha como um template, e é melhor do que começar do zero. Eu também costumo anotar os principais comandos de tecnologias como Github ou sql em arquivos que eu salvo na nuvem , como Google Drive.
Abraços
Gostei muito das sugestões do pessoal. Eu estou iniciando agora em programação e não me preocupei em organizar as informações. Vou considerar as idéias de vocês! Valeu!