Para estudar programação, vocês costumam anotar coisas sobre a aula e depois revisar ou ficam só nos exercícios e confiando na memória?
Para estudar programação, vocês costumam anotar coisas sobre a aula e depois revisar ou ficam só nos exercícios e confiando na memória?
Boa noite Raphael, isso vai um pouco de pessoa para pessoa.. eu, por exemplo, estudo alura fazendo resumos em um papel a parte e codificando!
Abraços
Raphael, tudo bem ?
Você quer se tornar um programador imagino, né ?
A melhor forma de estudar é colocando a mão na massa ! Ai você vai pegando o passo a passo, vendo funcionar e isso vai te motivando e sua mente, por algum motivo, armazena isso hahah
Bons estudos e bora programar :D
Olá Raphael, tudo bem?
Particularmente acho válido toda técnica que auxilia positivamente no aprendizado. Algumas pessoas se dão bem lendo, outras preferem anotar para fixar mais facilmente. A dica que eu posso te dar, ainda mais para cursos com conteúdo técnico, é: pratique, faça os exercícios, teste combinações diferentes e vá estudando, não pare :D
Bons estudos, qualquer dúvida estamos ai para ajudar ;)
Abraço!
Sou da mesma opinião que o Matheus, mão na massa é um ótimo jeito de se fixar qualquer conhecimento. Além da motivação e satisfação de ver o seu programa funcionando na tela dos usuários, ajudando pessoas e resolvendo problemas reais.
Além disso, ensinar é aprender junto. Ajudar os outros nos fóruns é outra forma de fixar o conhecimento e de se aventurar em outras coisas.
Uma ferramenta que uso bastante são os mapas mentais.
Ola Raphael
Além de praticar bastante você vai precisar construir uma fonte de consulta pois é impossível fixar na memória tantos comandos e sintaxes diferentes. No papel não adianta pois é muito dificil pesquisar algo por lá pois constantemente você vai fazendo revisôes nesse material e vai ficando uma bagunça e ilegível com o tempo. Eu costumo fazer muitos comentários, com explicações no código fonte dos programas que estou usando para aprender. Depois é só jogar no github esse código e ai você poderar consulta-lo quando quiser, aonde quiser. Além disso, você poderá utilizar esse programinha como um template, e é melhor do que começar do zero. Eu também costumo anotar os principais comandos de tecnologias como Github ou sql em arquivos que eu salvo na nuvem , como Google Drive.
Abraços
Gostei muito das sugestões do pessoal. Eu estou iniciando agora em programação e não me preocupei em organizar as informações. Vou considerar as idéias de vocês! Valeu!