13
respostas

Estudando melhor

Eu já abri uma discursão parecida aqui no grupo. Mas hoje vim discutir formas de aprendizado, como Estudar de forma melhor, mais eficiente e que te traga melhores resultados.

Eu gostaria na verdade de dicas. Porque eu tenho tido muitas dificuldades em aprender mais. Eu venho buscando me aprimorar, mas muitas vezes fico preso em coisas simples, e venho percebendo que eu talvez não esteja aprendendo da forma correta. Então se puderem dar dicas e sugestões para amplificar meus metodos de aprendizado para que eu consiga aprender mais e de forma melhor sem acabar empacando em algo.

Um exemplo bem claro dos meus problemas é em resolver problemas, sou péssimo, estou até fazendo os Cursos de Lógica de Programação com Ruby, para tentar entender melhor. Pois eu sempre empaco na hora de criar Laços, usar ifs ou criar funções e coisas do tipo. Por mais que eu tenha feito os cursos, a estrutura e forma de pensamento para levar a certas definições ainda não me é clara. Então se puderem ajudar agradeceria muito.

13 respostas

A forma de pensamento só vem com muita prática. Digamos que você esteja aprendendo sobre condicionais if-else-switch-etc. Cada vez que você se deparar com um conceito novo, tente entender o porquê dele funcionar daquela maneira. Aprender a síntaxe da linguagem, no início, não é importante. Isso qualquer pessoa consegue decorar. O mais importante é aprender a lógica por trás da programação. Você pode estar programando em C, Java, Ruby, Fortran e até Basic, a lógica é sempre a mesma. Tente quebrar a linguagem. Se você aprendeu que tal coisa funciona de certa maneira, tente descobrir as formas na qual ela não funciona, isso é uma excelente forma de aprender.

Em resumo, pratique tudo que você aprender, inúmeras vezes. Faça variações dos exemplos, crie exemplos próprios, tente resolver pequenos problemas seus com o código, tente re-criar pequenas aplicações que são úteis para você. Está usando a calculadora do Windows? Tente criar uma pequena calculadora com Ruby, com soma/subtração/divisão/multiplição. Pode ser no console mesmo. Escreva os diferentes métodos e pense nas condições que devem estar lá. Tente quebrar a sua calculadora. Sabemos que não é legal deixar as pessoas dividirem por zero, então crie uma forma de não deixar que isso aconteça.

Seja criativo.

Acho que este post sobre estudo talvez te ajude também.

Tenho a mesma dificuldade. Seria interessante se tivesse alguma lista com exercícios, principalmente com a resolução. Eu tento praticar, mas fico frustado quando não consigo realizar o que está sendo solicitado no exercício ou no próprio desafio que eu gero.

Eu passei a testar fazer Mapas Mentais! E olha, funciona! Eu ainda não sei se faço por aula ou curso. As aulas realmente são bem conectadas e tudo mais! Se alguém tiver uma ideia melhor!

Um exemplo de mapa que eu fiz:

José vou te falar algumas práticas que adotei e me ajudaram muito, vamos lá:

Comecei a assistir todos os videos do alura em velocidade 2x para que eu pudesse estudar o dobro no mesmo tempo(Dica recomendada pelo Guilherme).

Parei de copiar códigos e utilizar frameworks ou bibliotecas prontas como jquery ou bootstrap e comecei fazer meus próprios css e js, sempre que vejo algo interessante me pergunta "Como fazer ?" então em vez de copiar o código eu copio o design onde a implementação fica por minha conta.

Comecei e ler muitos blogs e livros.

E principalmente praticar pois a pratica leva a perfeição e desenvolve nossa lógica, não adianta fazer as aulas e ficar por isso mesmo, o ideal é ir além e praticar MUITO.

Espero ter ajudado.

Bem legal o mapa mental e a dica do 2x. Depois vicia e você quer ver vídeo no Youtube em 2x também.

Um mapa mental bacana para desenvolvimento web:

https://coggle.it/diagram/52e97f8c5a143de239005d1b/56212c4e4c505e0045c0d3bda59b77e5977c2c9bd40f3fd0b451bdcf8da4aa52

Esse é bacana pq mostra tanto Front quanto Back.

Eu tenho uma dúvida em relação às vídeo aulas. Sempre fico em dúvida se pauso o vídeo e dígito o código para acompanhar o professor ou se assisto o vídeo até o fim e tento lembrar quando faço os exercícios. Vocês tem alguma sugestão sobre isso? Sinto que não estou aproveitando 100 % o curso e qualquer ajuda é bem vinda.

Eu tenho uma dúvida em relação às vídeo aulas. Sempre fico em dúvida se pauso o vídeo e dígito o código para acompanhar o professor ou se assisto o vídeo até o fim e tento lembrar quando faço os exercícios. Vocês tem alguma sugestão sobre isso? Sinto que não estou aproveitando 100 % o curso e qualquer ajuda é bem vinda.

Marlon,

Eu também estava nesse dilema e com a mesma frustração que você tem de não estar aproveitando o curso 100%.

A minha dica de como resolver é fazer o que falaram acima, assiste o vídeo numa velocidade maior, pode ser 2x, mas eu particularmente prefiro 1.5x para entender melhor a explicação e depois assiste novamente fazendo o código junto com o instrutor.

É muito difícil fixar a explicação, pausando e tentando fazer o código junto na primeira vez.

Rodrigo,

Obrigado pelas dicas, vou fazer isso hoje mesmo para vê como fica meu desempenho.Deu até um gás agora para estudar mais.

Não entendi, pq estudar em velocidade 2x, 1,5x que seja, isso iria melhorar o desempenho e a velocidade dos estudos?

Acho que cada um vai identificando uma forma com o passar dos cursos, eu por exemplo gosto de assistir o vídeo em 1.5x e depois leio a explicação todinha e depois revejo o vídeo rodando em 0.8x e com a IDE aberta na frente ouvindo só o áudio da explicação e implementando o que o professor vai falando. Depois que termino um capítulo commito tudo o que fiz e dou Push. Qualquer dúvida vou no fórum! Além disso procuro obedecer os pré-requisitos dos cursos. Se o curso me pede lógica eu faço primeiro a lógica mesmo já tendo um pré-conhecimento de muita coisa acho importante assim como na matemática, você ir investindo na base pra depois crescer com consistência. Nada de pressa, leva tempo, tem que implementar, testar outras variações de código, muitas vezes pesquisar mais a fundo no Google sobre determinado método, api, etc isso vai agregando no aprendizado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software