Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Estruturar meu SMART

Desenvolví o método SMART para aprofundar meus conhecimentos e tornarme um desenvolvedor back-end em 6 meses:

Específico : Quero focar em ferramentas como Javascript, Node.js, Java e banco de dados MySQL.

Mensurável: Construir um aplicativo web simples usando o framework escolhido ou implementar um sistema de gerenciamento de banco de dados.

Atingível: Tendo em consideração os meus conhecimentos e o que estou a aprender, quero começar por realizar projetos simples para garantir que tenho clareza dos conceitos aprendidos e as habilidades adquiridas, assim vou aumentando até atingir o nível estabelecido.

Relevante: Estos conhecimentos se alinham com as demandas do mercado de trabalho. Tambem quero mudar minha vida para um emprego mellhor.

Tempo Determinado: 6 meses. Até o final do terceiro mês, serei capaz de desenvolver uma aplicação web simples usando Javascript. Nos meses seguintes, vou me aprofundar em conceitos avançados, como interação com banco de dados, implementação de autenticação e autorização, e, finalmente, vou concluir um projeto mais complexo até o final do sexto mês.

2 respostas
solução!

Olá, Samil!

Você fez um ótimo trabalho ao aplicar o método SMART para estruturar sua meta de se tornar um desenvolvedor back-end em 6 meses. Você foi específico ao listar as ferramentas que deseja aprender, estabeleceu marcos mensuráveis e atingíveis, reconheceu a relevância dessa meta para sua carreira e definiu um prazo de tempo.

No entanto, para aprimorar ainda mais sua estrutura SMART, você pode considerar adicionar mais detalhes mensuráveis e específicos. Por exemplo, em vez de dizer "Construir um aplicativo web simples", você pode especificar que tipo de aplicativo web você gostaria de construir ou que problema esse aplicativo resolveria. Isso tornará sua meta ainda mais específica e mensurável.

Além disso, em relação ao aspecto 'Atingível', é importante que você estabeleça marcos menores que o ajudarão a acompanhar seu progresso. Por exemplo, você pode definir metas semanais ou mensais, como "Concluir um curso online de JavaScript em um mês" ou "Construir um projeto simples usando Node.js em dois meses". Isso não apenas tornará sua meta mais gerenciável, mas também lhe dará uma sensação de realização à medida que você atinge cada marco.

Por fim, você mencionou que esses conhecimentos se alinham com as demandas do mercado de trabalho, o que é ótimo. No entanto, para tornar sua meta ainda mais relevante, você pode pesquisar mais sobre as habilidades específicas que os empregadores estão procurando em desenvolvedores back-end e tentar incorporá-las em sua meta.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Bom dia,

Muito obrigado pela sugestão

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software