1
resposta

Estrutura Hierárquica do MPCE

No MPCE a estrutura é hierarquizada e percebo que essa estrutura dificulta muitos procedimentos que poderiam ser mais ágeis.Por exemplo: minha secretaria, ano retrasado, não tinha uma sala específica, pois a mudança do 4º para o 1º andar não foi prevista. Tivemos que esperar mais de um mês para que a mudança ocorrece. Se fosse uma organização mais ágil, esse problema poderia ter sido resolvido em questão de dias.

1 resposta

Olá Glaucio!

Entendo sua frustração com a estrutura hierárquica do MPCE e como isso pode impactar na agilidade dos processos. A hierarquia tradicional, com seus níveis de aprovação e comunicação vertical, muitas vezes pode atrasar decisões e mudanças necessárias, como a que você mencionou sobre a mudança de sala.

Para tentar trazer mais agilidade, uma abordagem interessante poderia ser a implementação de práticas de Business Agility, que visam aumentar a flexibilidade e a capacidade de resposta da organização. Uma alternativa seria adotar elementos de uma estrutura holocrática, onde as decisões são mais distribuídas e as equipes têm mais autonomia para resolver problemas rapidamente.

Por exemplo, em uma estrutura holocrática, a mudança de sala poderia ser gerida diretamente pela equipe responsável, sem a necessidade de passar por várias camadas de aprovação. Isso poderia acelerar o processo e permitir que as necessidades operacionais sejam atendidas de forma mais eficiente.

Claro, a transição para um modelo mais ágil pode exigir mudanças culturais e estruturais significativas, e nem sempre é simples. Pode ser interessante começar com pequenos experimentos ou projetos-piloto para testar como essas práticas funcionariam no seu contexto específico.

Espero ter ajudado e bons estudos!