1
resposta

Estrutura do Projeto

Ola professor, ainda tenho algumas duvidas em relação a estruturação dos projetos utilizando ansible.

Por exemplo, devo manter um "projeto" ansible para cada aplicação que tenho? Pois cada aplicação tem suas caracteristicas, seus confs (devo gerenciar confs pelo ansible ou git?) ?

Tenho por exemplo diversas aplicações cada uma com suas particularidades e em servidores diferentes, diferentes "projetos" ansible para cada aplicação?

Posso tbm criar diversas roles, por exemplo instalar pacotes A, outra pacotes B e depois criar uma role Aplicação e chamar essas roles de instalação?

1 resposta

Olá Luis, tudo bem? Acho que a resposta para sua pergunta é "depende". Penso o seguinte, se suas aplicações vão executar na mesma máquina, então podem ficar dentro do mesmo projeto Ansible, como no curso onde o professor usa o Wordpress e o MySQL na mesma máquina, isso é bom porque você ganha no momento que precisar replicar essa máquina ou aumentar a quantidade de máquina para atender a uma demanda específica.

Como você mesmo falou, cada uma das suas aplicações tem configurações ou características especificas e se forem ser executadas em máquinas diferentes faz mais sentido manter projetos separados, e sobre o gerenciamento, sempre é mais indicado o Git, assim você vai ter todos os registros das suas edições, porém sempre é bom testar se cada mudança está surtindo o efeito esperado no Ansible.

Mesmo com a possibilidade da criação de roles ainda penso que é mais vantajoso dividir em projeto diferentes, pense como na programação, quando temos um projeto que fica grande demais, faz sentido dividir em projetos menores assim vai ser mais tranquilo a manutenção e ou atualização.

Espero ter ajudado!