A minha maior dúvida foi quanto a estrutura das funções para retornar os valores necessário, caso tenham alguns exercícios extras para praticar podem me enviar! Obrigado
A minha maior dúvida foi quanto a estrutura das funções para retornar os valores necessário, caso tenham alguns exercícios extras para praticar podem me enviar! Obrigado
Oi, Lucas! Tudo bem?
Desculpa a demora por uma resposta
É necessário entender, inicialmente, que uma função é um “bloco de código” que abriga um conjunto de instruções específicas e retorna algo. Ele é reutilizável e pode ser chamado em qualquer lugar do seu programa, evitando que você fique escrevendo repetidamente o mesmo código ao longo do programa.
Toda função pode ser estruturada possuindo os seguintes fatores: uma chamada (nomeia-se a função e em alguma parte do código, quando necessário, utiliza-se esse nome para chamá-la, aplicando assim a sua funcionalidade naquele local específico do código), um conjunto de parâmetros (pode-se receber diferentes parâmetros, ou até mesmo nenhum, influenciando a manipulação da função), uma ação (um conjunto de instruções/comandos que representam o corpo da função) e um retorno.
A necessidade de um retorno e o tipo de retorno fornecido pela função vai depender muito do que se espera dela e da melhor forma de manipulá-la dentro do código.
Alguns exemplos de funções sem return, por exemplo, podem ser dadas ao longo do próprio curso:
<meta charset="UTF-8">
<script>
function pulaLinha() {
document.write("<br>");
}
function mostra(frase) {
document.write(frase);
pulaLinha();
}
</script>
As funções acima são exemplos de funções sem return, que entretanto sempre que chamadas, imprimem imediatamente um espaço entre linhas (no caso da função pulaLinha) ou uma frase fornecida como parâmetro, depois pula-se uma linha (no caso da função mostra). Poderíamos, entretanto, construir uma função com return e uma sem, em um programa que nos entregue o mesmo resultado, para que você possa comparar e entender um pouco mais a diferença entre as duas:
<script>
function calculaImc(altura, peso) {
var imc = peso / (altura * altura);
document.write(imc);
}
calculaImc(1.77, 75);
</script>
No caso acima apenas chamando a função e atribuindo parâmetros a ela é exibido na tela o resultado do imc, entretanto a variável imc existe apenas dentro dessa função, caso haja o interesse de usá-la para fazer cálculos ou outras utilizações ao longo do código não será possível, já que o único retorno da função é exibir o valor do imc calculado, mas não retorna nenhum número/valor.
Já no código abaixo, podemos observar que a função retorna um valor, correspondente ao imc calculado, tornando possível a utilização desse valor para alguma operação ao longo do código, apenas chamando a função e fornecendo os parâmetros para o cálculo. Todavia, para que o imc seja exibido na tela, nesse caso, apenas chamar a função não é mais suficiente, pois ela apenas retorna um número. Logo, faz-se necessário utilizar um document.write fora da função, com o intuito de exibição daquela variável retornada na tela. Porém, o uso da função torna-se muito mais dinâmico dentro do programa.
<script>
function calculaImc(altura, peso) {
var imc = peso / (altura * altura);
return imc;
}
document.write(calculaImc(1.77, 75));
</script>
Fica aqui abaixo a indicação de alguns exercícios: