2
respostas

Estresse

Como ajudar o colega com nível de estresse alto sem ser intrometido demais na sua vida pessoal?

2 respostas

Edson, tudo bom?

A resposta que tenho, bom senso. Tem um item tratado aqui nos cursos da Alura sobre desenvolvimento pessoal que é o feedback e isso talvez ajude. Além da questão da amizade, onde você tem uma abertura maior para tratar desse tipo de assunto com uma pessoa ainda podemos sacar do feedback para fazer a pessoa enxergar o que está acontecendo e criar uma ação para isso. Inclusive essa ação pode ser algo a ser feito as atividades profissionais da pessoa, se esse for o caso.

Olá, Edson!

Acho que, neste caso, é você sempre se deixar disponível, estar ali para ele, sabe? Se ele procura você para conversar, é porque confia e se sente seguro, então nesses momentos, tente entender, seja honesto e empático. E lembre-se, muitas vezes, as pessoas só precisam desabafar, então não cabe a você, a não ser que ele peça, querer resolver ou mesmo dar dicas de como resolver aquela situação.

Apoio e empatia são sempre as chaves. Se ele se sentir seguro com você, você já estará sendo uma pessoa que acaba desfocando ele da causa estressora.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software