A minha intenção é fazer essa análise de uma empresa verídica para a qual faço posts, ainda sem rigor profissional. Considero que minha aprendizagem será mais significativa ao fazer isso. Essa empresa presta serviços de reforma e manutenção. https://www.instagram.com/jeferson.decker?igsh=bTN1YjU1emtpYmI0.
Analise os dados sobre o uso da internet e redes sociais no Brasil;
Identifique os perfis e públicos de redes como LinkedIn, TikTok e Instagram;
Defina se é necessário atuar em todas ou selecionar canais estratégicos;
Pelo perfil profissional (serviços técnicos + atuação local), não faz sentido estar em todas as redes sociais porque esse tipo de negócio precisa demonstrar, por meio das postagens, confiança no serviço prestado e oferecer um contato rápido, por mensagem ou a inserção do whatsapp para orçamentos (conforme apresenta a rede utilizada).Adapte a linguagem, o formato e a proposta conforme o público de cada canal;
O público provável são moradores da região metropolitana de Curitiba e pequenas empresas. Dessa maneira, a linguagem deve ser simples, direta, objetiva e prática. Além disso, quando faço as postagens, penso em mostrar o antes e o depois de uma reforma.Considere exemplos práticos apresentados;
O perfil ainda é focado em antes e depois, mas quero ampliar as postagens para que o dono ensine coisas simples e mostre os bastidores do trabalho. Acho que isso aproxima o público-alvo da realidade de quem presta esse tipo de serviço.Planeje conteúdos em formatos diversos (vídeos, carrosséis, stories);
Como é possível visualizar o alcance dos reels, sempre faço com antes e depois. Outro tipo de postagem que considero importante é o processo de execução de serviço, mas praticamente não consigo gravar/fotografar quem desempenha o serviço porque é ele quem me encaminha as gravações/fotos. Outra opção também é o carrossel com passo a passo, erros comuns e stories com a rotina de trabalho e feedback de clientes.Compreenda os fatores do algoritmo (interesse, engajamento, tempo de visualização);
Com o tempo aprendi que o algoritmo do Instagram prioriza conteúdos que geram engajamento (curtidas, comentários). Perfis pequenos tendem a crescer quando conseguem prender a atenção logo nos primeiros segundos (acho que ainda não consegui chegar nessa parte)Aplique melhores práticas para aumentar a entrega orgânica dos conteúdos;
Postar com consistência, o que ainda não consigo fazer...consigo fazer, no máximo, uma postagem por semana. Usar vídeos curtos vejo que é mais apropriado devido à pressa das pessoas. E agora quero começar a inserir gatilhos mentais e humanizar apresentando o desenvolvedor do trabalho.Realize testes AB para comparar formatos e abordagens;
Pretendo fazer vídeo com fala x sem fala; antes/depois x explicação.Avalie o desempenho utilizando métricas de resultados orgânicos e pagos;
Atualmente não temos uma quantidade significativa de curtidas e seguidores, mas como a professora falou não devemos dar tanto valor para isso, pois é preciso focar em alcance de potenciais clientes, os compartilhamentos e os cliques no botão de whatsapp solicitando orçamentos (esse já conseguimos).Organize e registre dados de desempenho em planilhas para análises;

12. Adote uma abordagem data-driven, revisando e ajustando a estratégia mensalmente.
A abordagem adotada será ver posts com melhor desempenho, identificar o padrão, repetir o que funciona e ajustar o que não atinge o objetivo.