1
resposta

Estratégias e análises de redes sociais e marketing digital

A minha intenção é fazer essa análise de uma empresa verídica para a qual faço posts, ainda sem rigor profissional. Considero que minha aprendizagem será mais significativa ao fazer isso. Essa empresa presta serviços de reforma e manutenção. https://www.instagram.com/jeferson.decker?igsh=bTN1YjU1emtpYmI0.

1. Analise os dados sobre o uso da internet e redes sociais no Brasil;
    Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2. Identifique os perfis e públicos de redes como LinkedIn, TikTok e Instagram;

3. Defina se é necessário atuar em todas ou selecionar canais estratégicos;
    Pelo perfil profissional (serviços técnicos + atuação local), não faz sentido estar em todas as redes sociais porque esse tipo de negócio precisa demonstrar, por meio das postagens, confiança no serviço prestado e oferecer um contato rápido, por mensagem ou a inserção do whatsapp para orçamentos (conforme apresenta a rede utilizada).

4. Adapte a linguagem, o formato e a proposta conforme o público de cada canal;
    O público provável são moradores da região metropolitana de Curitiba e pequenas empresas. Dessa maneira, a linguagem deve ser simples, direta, objetiva e prática. Além disso, quando faço as postagens, penso em mostrar o antes e o depois de uma reforma.

5. Considere exemplos práticos apresentados;
    O perfil ainda é focado em antes e depois, mas quero ampliar as postagens para que o dono ensine coisas simples e mostre os bastidores do trabalho. Acho que isso aproxima o público-alvo da realidade de quem presta esse tipo de serviço.

6. Planeje conteúdos em formatos diversos (vídeos, carrosséis, stories);
    Como é possível visualizar o alcance dos reels, sempre faço com antes e depois. Outro tipo de postagem que considero importante é o processo de execução de serviço, mas praticamente não consigo gravar/fotografar quem desempenha o serviço porque é ele quem me encaminha as gravações/fotos. Outra opção também é o carrossel com passo a passo, erros comuns e stories com a rotina de trabalho e feedback de clientes.

7. Compreenda os fatores do algoritmo (interesse, engajamento, tempo de visualização);
    Com o tempo aprendi que o algoritmo do Instagram prioriza conteúdos que geram engajamento (curtidas, comentários). Perfis pequenos tendem a crescer quando conseguem prender a atenção logo nos primeiros segundos (acho que ainda não consegui chegar nessa parte)

8. Aplique melhores práticas para aumentar a entrega orgânica dos conteúdos;
    Postar com consistência, o que ainda não consigo fazer...consigo fazer, no máximo, uma postagem por semana. Usar vídeos curtos vejo que é mais apropriado devido à pressa das pessoas. E agora quero começar a inserir gatilhos mentais e humanizar apresentando o desenvolvedor do trabalho.

9. Realize testes AB para comparar formatos e abordagens;
    Pretendo fazer vídeo com fala x sem fala; antes/depois x explicação.

10. Avalie o desempenho utilizando métricas de resultados orgânicos e pagos;
    Atualmente não temos uma quantidade significativa de curtidas e seguidores, mas como a professora falou não devemos dar tanto valor para isso, pois é preciso focar em alcance de potenciais clientes, os compartilhamentos e os cliques no botão de whatsapp solicitando orçamentos (esse já conseguimos).

11. Organize e registre dados de desempenho em planilhas para análises;

12. Adote uma abordagem data-driven, revisando e ajustando a estratégia mensalmente.
A abordagem adotada será ver posts com melhor desempenho, identificar o padrão, repetir o que funciona e ajustar o que não atinge o objetivo.

1 resposta

Oi, Jessica

Sua análise ficou bem aplicada à realidade do perfil que você está trabalhando. Gostei de como você saiu da teoria e pensou no contexto do negócio: serviços técnicos, atuação local, confiança, orçamento via WhatsApp e uso de conteúdos de antes e depois. Essa leitura mostra que você entendeu bem que a escolha das redes sociais não deve ser feita só pela popularidade da plataforma, mas pelo comportamento do público e pelo tipo de serviço oferecido.

Um ponto muito bom foi reconhecer que talvez não faça sentido estar em todas as redes ao mesmo tempo. Para esse caso, faz bastante sentido priorizar o Instagram, com reels curtos de antes e depois, bastidores, carrosséis com passo a passo e stories com rotina ou feedbacks. Dica: como você comentou que ainda não conseguiu prender a atenção nos primeiros segundos, teste começar os vídeos mostrando logo o resultado final ou uma frase direta, como “olha como ficou essa reforma” ou “esse era o problema antes do conserto”. Isso pode ajudar a aumentar a retenção e deixar o conteúdo mais atrativo para quem está passando rápido pelo feed. Seu planejamento está bem coerente e tem bastante potencial de evolução com testes simples e consistentes.

Alura

Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!