2
respostas

Estratégias de backup do Banco de Dados

Boa tarde,

Quais estratégias vocês usam/recomendam para realizar backups da base de dados (SGBD e filesystem) dos clientes? Qual frequência? Conhece algum site ou livro que trate do assunto?

A base em questão é MySQL usada em um sistema de marcação de consultas médicas, e já tem cerca de 18GB. Por dia, são acrescentados cerca de 20 a 25MB equivalente de registros (em diversas tabelas). Há vários arquivos gravados em filesystem (na pasta /storage) dos prontuários e lâminas de raios-X.

Em paralelo a isso há a manutenção do sistema, que eventualmente modifica a estrutura da tabela, com scripts para migrar dados conforme necessário.

Obrigado.

2 respostas

Olá! Vou contar como eu vejo sendo feito na empresa que estou alocada... Se tratando de banco de dados 18G é pouco, no cliente em que estou alocada o backup é feito diariamente, é feito no final da tarde(18h) pois tem menos pessoas e por que demora ate de madrugada para terminar de copiar. O que é feito diário é incremental, é copiado somente as modificações feitas de um dia para o outro. No final da semana é feito o semanal que é a compilação da semana toda. No fim do mês é feito um ultimo arquivo e este é guardado por um ano. Os arquivos geralmente são "juntados" pois o backup é feito em fitas magnéticas (mas seguras e duram mais) então para economizar só retem uma fita por mês...

Obrigado por compartilhar, Marina!

O que é feito diário é incremental

Como vocês identificam o ponto exato à partir do qual devem começar a gravar? ID? Algum script que compara diferenças?

Valeu a dica da fita magnética, devo orçar isso para outros projetos críticos. Atualmente é feito em HDD e cópia em nuvem. Acho frágil mesmo assim...