Estou na pasta da aplicação mas quando rodo esse comando retorna "permission denied: ant" exista alguma outra forma de rodar a aplicação?
Estou usando um mini mac
Estou na pasta da aplicação mas quando rodo esse comando retorna "permission denied: ant" exista alguma outra forma de rodar a aplicação?
Estou usando um mini mac
Rodrigo, tudo bem ?
Cara é bem estranho você estar levando esse erro, mas você pode tentar executar com o sudo na frente para ver se rola
Já tentei, ele diz que não existe ant, ai tentei seguir o tutorial do http://ant.apache.org/bindownload.cgi e mesmo assim não pega. Já vi vídeos tb e nada. Teria alguma outra forma de rodar a aplicação sem esse comando?
Rodrigo,
Geralmente peço para a galera tentar esse tutorial, geralmente dá certo :
Talvez eu possa estar sendo repetitivo, mas o seu problema é que você não tem a variável de ambiente que aponta para a pasta bin do apache Ant configurada.
Segue um passo a passo de como configurar variáveis de ambiente no MAC
01 faça o download do zip (no caso tar.gz) e faça a descompactação
02 copie o caminho da pasta do ant um nível acima da pasta bin exemplo: /Users/nomeUsuarioNoMAC/Downloads/apache-ant/ (depende de onde vc salvou)
03 Agora precisamos verificar se o arquivo ~/.bash_profile (define as variáveis de ambiente de usuário) já existe, caso contrário, temos que cria-lo.
Para saber se ele existe, abra o terminal e digite:
ls -l ~/.bash_profile
Caso aparecer a seguinte mensagem:
04 Se o arquivo do passo 03 não existir, você deve cria-lo abrindo o terminal e digitando o comando:
touch ~/.bash_profile
05 Abra o arquivo citado nos passos 03 ou 04 por meio do editor vim. Abra o terminal e digite:
vim ~/.bash_profile
06 Agora você precisa adicionar o caminho do apache ant no arquivo que aberto pelo passo 05 Exemplo:
export ANT_HOME=caminho copiado no passo 02
export PATH=$PATH:$ANT_HOME/bin
07 Pronto ! a variável está configurada, agora vc pode user os comandos do ant em qualquer lugar do terminal.
Obs: se vc já tiver outras variávies configuradas, como o JDK do Java ou o Maven, o variável path é uma concatenação de todas eles, portanto, basta vc adiciona o variável do ant. exemplo:
export PATH=$PATH:JAVA_HOME (aqui já temos o java)
vamos concatenar isso:
:$ANT_HOME/bin
com o ANT_HOME ele ficaria assim:
export PATH=$PATH:JAVA_HOME:$ANT_HOME/bin
Outra coiso, é muita chato os comandos do vim, pesquise eles na internet