Estou na pasta da aplicação mas quando rodo esse comando retorna "permission denied: ant" exista alguma outra forma de rodar a aplicação?
Estou usando um mini mac
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou na pasta da aplicação mas quando rodo esse comando retorna "permission denied: ant" exista alguma outra forma de rodar a aplicação?
Estou usando um mini mac
Rodrigo, tudo bem ?
Cara é bem estranho você estar levando esse erro, mas você pode tentar executar com o sudo na frente para ver se rola
Já tentei, ele diz que não existe ant, ai tentei seguir o tutorial do http://ant.apache.org/bindownload.cgi e mesmo assim não pega. Já vi vídeos tb e nada. Teria alguma outra forma de rodar a aplicação sem esse comando?
Rodrigo,
Geralmente peço para a galera tentar esse tutorial, geralmente dá certo :
Talvez eu possa estar sendo repetitivo, mas o seu problema é que você não tem a variável de ambiente que aponta para a pasta bin do apache Ant configurada.
Segue um passo a passo de como configurar variáveis de ambiente no MAC
01 faça o download do zip (no caso tar.gz) e faça a descompactação
02 copie o caminho da pasta do ant um nível acima da pasta bin exemplo: /Users/nomeUsuarioNoMAC/Downloads/apache-ant/ (depende de onde vc salvou)
03 Agora precisamos verificar se o arquivo ~/.bash_profile (define as variáveis de ambiente de usuário) já existe, caso contrário, temos que cria-lo.
Para saber se ele existe, abra o terminal e digite:
ls -l ~/.bash_profile
Caso aparecer a seguinte mensagem:
04 Se o arquivo do passo 03 não existir, você deve cria-lo abrindo o terminal e digitando o comando:
touch ~/.bash_profile
05 Abra o arquivo citado nos passos 03 ou 04 por meio do editor vim. Abra o terminal e digite:
vim ~/.bash_profile
06 Agora você precisa adicionar o caminho do apache ant no arquivo que aberto pelo passo 05 Exemplo:
export ANT_HOME=caminho copiado no passo 02
export PATH=$PATH:$ANT_HOME/bin
07 Pronto ! a variável está configurada, agora vc pode user os comandos do ant em qualquer lugar do terminal.
Obs: se vc já tiver outras variávies configuradas, como o JDK do Java ou o Maven, o variável path é uma concatenação de todas eles, portanto, basta vc adiciona o variável do ant. exemplo:
export PATH=$PATH:JAVA_HOME (aqui já temos o java)
vamos concatenar isso:
:$ANT_HOME/bin
com o ANT_HOME ele ficaria assim:
export PATH=$PATH:JAVA_HOME:$ANT_HOME/bin
Outra coiso, é muita chato os comandos do vim, pesquise eles na internet