1
resposta

Estou tomando 401 rodando o próprio código do curso

Pessoal, meu código estava dando 401 na hora de chamar o login. Baixei e rodei o código do próprio professor e estou tomando o mesmo erro. Tem ideia do motivo?

https://github.com/alura-cursos/2373-kotlin-spring-testes-automatizados/tree/curso_4_aula_1

Baixei esse código.

1 resposta

Olá, Daniela! Tudo bem?

Pelo que entendi, você está tendo um erro 401 ao chamar o login no código do curso Kotlin e Spring. Você baixou o código do próprio professor e ainda está enfrentando o mesmo problema. Vou tentar te ajudar a entender o motivo desse erro.

Pelo contexto que você compartilhou, parece que o código do curso utiliza o Spring Security com JWT para autenticação. O erro 401 geralmente significa que a autenticação falhou ou que você não tem permissão para acessar o recurso.

Uma possível causa para esse erro é que você não está passando as credenciais corretas no momento do login. No exemplo que você compartilhou, o professor utiliza o Postman para fazer a requisição de login. Ele passa o email e a senha do usuário no corpo da requisição e obtém um token de autenticação.

Certifique-se de que você está passando as credenciais corretas no momento do login. Verifique também se o token de autenticação está sendo incluído corretamente nas requisições subsequentes. Caso contrário, você continuará recebendo o erro 401.

Outra possível causa para o erro é a configuração do Spring Security. Verifique se todas as configurações estão corretas, como a definição das roles e permissões necessárias para acessar o recurso de login.

Além disso, verifique se o seu ambiente está configurado corretamente, com todas as dependências necessárias instaladas e as variáveis de ambiente configuradas adequadamente.

Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software