Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Estou tentando ilustrar as condições ifs, mas estou tendo dificuldade (nos comentários estão o resto das ilustrações, não é solução)

Olá instrutores, Tudo bem?

Estou tendo um mega problema em ilustrar as condições ifs da estrutura:

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento 
  && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura 
  && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

Fiz no Paint, por favor ignorem se houver erro ortográfico e a aparência bem feia. Para && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura eu dispus os elementos para a condição verdadeira e a falsa: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Estou tendo problemas para inserir mais de uma imagem na dúvida, eu vou estender nos comentários o resto das imagens Mas eu agradeço demais pela atenção!

3 respostas

Para && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura , a condição falsa: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Para && yBolinha + raio > yRaquete Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Oi, Tereza! Tudo bem?

Iniciativa muito bacana de ilustrar as condições if para melhor compreensão, parabéns pelo desempenho! Pude notar que o ponto correspondente nas imagens do yBolinha - raio, yBolinha + raio e yRaquete + raqueteAltura estão corretos, entretanto, o ponto yRaquete não se localiza ao centro da raquete e sim na sua extremidade superior, por isso, yRaquete + raqueteAltura se localiza na extremidade inferior da raquete.

Para tornar mais ilustrativo as posições e movimentos, deixo a imagem abaixo:

Plano cartesiano do p5.js no qual está inserido uma raquete com 2 pontos indicando as posições de suas extremidades e 3 bolinhas representando 3 pontos: extremidade superior, inferior e centro.

Dessa forma, podemos notar onde se encontra cada ponto abordado, em relação ao eixo y, tanto na raquete como na bolinha, e podemos também observar a limitação do espaço que define o reconhecimento da raquete pela bolinha, a partir da soma de condições.

Espero ter ajudado na compreensão! Caso reste alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓