Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, Talisson, tudo bem?
Normalmente essa tela só aparece após ter feita a configuração do usuário e da senha. O usuário padrão é root, mas caso não esteja lembrado da senha, você poderá desinstalar o MySQL. Ao fazer a desinstalação do MySQL ele costuma deixar resquicíos na instalação, podendo gerar conflitos com uma nova instalação.
Para isso deixo os passos abaixo de como resolver:
1. Verificando se o serviço antigo está realmente parado:
Verifique se o serviço "MySQL80" está em execução:
Win+R para abrir a caixa de diálogo "Executar".services.msc e pressione Enter para abrir o console de serviços do Windows.Verifique se o processo ainda está em execução:
2. Removendo manualmente as configurações remanescentes:
Desinstalando os programas:
Desinstalar programasExcluindo as pastas do MySQL:
C:\Program FilesC:\Program Files (x86)C:\ProgramDataC:\Users\Larissa\AppData\Roaming (onde está "Larissa" estará o nome do seu usuário)Remova as variáveis de ambiente:
Win+R e digite sysdm.cpl.Limpe o registro do Windows:
Win+R e digite regedit.HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\MySQL.Excluindo pelo prompt de comando
cmd na barra de pesquisa do Windows e selecione "Executar como administrador".Net stop MySQL e então Sc delete MySQLApós todos esses passos, reinicie seu computador.
Feito isso siga com os passos da instalação MySQL recomendada no curso.
Abraços e bons estudos!