Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Estou tendo problemas com os switchs

Eu não sei se é algum bug do software da cisco ou se fiz algo errado , fiz a configuração igual foi feito na aula e meu sistema de backup funciona bem tambem, mas tem um switch que esta reconhecendo o switch errado como root e esta fechando a porta para o root e deixando a porta aberta para o switch errado , e a porta do switch root esta com um custo muito alto ela apresenta 19 de custo , sei que a configuração do root foi bem feita pois ele mostra que ele é o root e o segundo switch tambem reconhece isso apenas o terceiro que esta tendo este problema

6 respostas

Olá, Ryan. Beleza?

O problema persistiu? Se tiver persistido, se puder, você pode colocar seu projeto no Google Drive e mandar o link aqui para a gente dar uma analisada.

Quanto ao custo 19, não é tão alto se o link que está sendo usado for de 100mb/s, esse é o valor correto para a conversão.

Fico aguardando.

Oi bom dia tudo bem ? estarei deixando o link aqui para que você possa analisar , desde ja agradeço a ajuda

https://drive.google.com/file/d/1M91uPpvIRb38fywsK7R4py-IOehIbwx_/view?usp=sharing

Olá, Ryan. Beleza?

Analisei aqui seu projeto e me parece tudo certo... O switch Root é o Switch2, não é? Testei aqui nos outros switches e eles mostram o correto como Root.

Sobre o custo 19 de uma das portas, se deve ao tipo de link que você usou. Você acabou usando tanto o FastEthernet quanto o Gigabit. Teve um motivo pra isso? Links de velocidades diferentes terão custos diferentes com base naquela tabela mostrada na aula.

Além disso, apenas uma porta de um deles porta bloqueada, mas é esperado por causa do procolo STP. Você chegou a ver sobre o STP? Quando você entra com o comando show spanning-tree vlan 10 ou show spanning-tree vlan 20 mostra que uma das portas está como backup. Talvez a porta que foi definida como backup não tenha sido a que você esperava por conta dessa presença tanto de portas FastEthernet quando de Gigabit. Pode ser que a porta direta com o root tenha sido uma com velocidade inferior, então o custo ficou maior.

Espero ter ajudado. Se tiver alguma dúvida, é só dizer.

Ola aqui ta tudo joia e você como vai? sim o 2 é o root ja que esta tudo certo talvez seja so bug do programa, sobre as portas eu não tive um motivo para variar entre FastEthernet e Gigabit o professor tinha dito que podia conectar em qualquer porta então eu conectei sem pensar, eu devo mudar as portas todas para FastEthernet ou deixo como esta?

solução!

E ai, Ryan. Tudo certo aqui também.

Entendi a questão das portas. Não tem problema usar portas diferentes, só precisa estar atento para essa diferença, usar comandos adequados para cada porta e se lembrar que elas tem velocidades diferentes. Isso pode modificar no estado final do projeto e te confundir.

Sucesso nos estudos e estamos aqui se precisar.

Boa noite , obrigado pela ajuda e por ter tido um tempo para me responder , suas dicas ajudaram muito irei marcar o assunto como resolvido agente se ve por ai