9
respostas

Estou sem foco nos estudos.

Não sei em qual linguagem focar, não sei em qual área me interessar se é pelo back end ou pelo front end, eu ando estudando de tudo um pouco, mas eu quero focar em algo e melhorar minha lógica nos estudos, como passar dessa fase? Preciso de uma luz!

9 respostas

Bom dia Bruno! Essa dúvida é bem comum mesmo porque atualmente temos muitas tecnologias! Mas vou tentar colocar meu ponto de vista pra você!

Atualmente os dois mercados estão bem aquecidos! mas o ideal seria conhecer as duas áreas e virar um desenvolvedor FullStack! Então te aconselho a fazer os cursos básicos tanto de back quanto de front, ver o que se interessa mais e focar numa ponta! Assim você vai conseguir, no meio dos estudos ganhar uma experiência para mesclar as duas áreas e ir melhorando sua organização!

Espero ter te ajudado! Abraços e bons estudos

Bem, eu fiz o curso de lógica 1. Aprendi alguns conceitos, mas como passaram o básico de JS não da pra aplicar muito. Como eu poderia me descobrir nesse meio? Essa área é muito ampla. Hoje peguei um pouco de HTML & CSS um mas já me desinteressei. Não sei se estou desmotivado, mas eu estou estudando em algo e já pensando em outro assunto. Ando bem perdido, estou estudando desde o dia 18/03 e fico com sensação de não aprender nada. Já pedi várias dicas aqui no forum, em outros grupos, mas ainda isso não passa. Não sei se foi pelo excesso de estudo que fiz no ínicio e me deu um burnout, mas não consigo retomar com algum foco, ou algum objetivo, Eu quero aprender e quero evoluir, mas não sei aonde focar, como colocar minhas idéias na prática. Várias pessoas já me passaram diversas dicas, mas não consigo seguir uma que faça efeito. E fico com medo de estar perdendo tempo.

Entendo Bruno! Mas seguinte.. nunca é perda de tempo porque sempre está agregando conhecimento! E como se desinteressou pelo curso de front, porque não tenta estudar o backend, tenta a trilha de java básico!

Uma dúvida, a Lógica 2 qual é o conteúdo? Eu tento começar a lógica 2 mas o interesse de progredir não vem. E bem, pelo que me parece, toda linguagem retoma o aprendizado de lógica durante o seu aprendizado. Java já tentei fazer, mas estava achando muito complicado a IDE Eclipse e não me adaptei, ficava perdido na criação de classes, etc e quando ia colocar exercício de lógica básica no meio, eu ficava confuso.

A sim, para todas elas você terá que ter uma base de lógica mesmo!

Mas essa dificuldade que você está tendo é comum! continue estudando pelos cursos de lógica e depois escolha uma trilha backend e insista! Programe bastante, praticando você acaba destravando!

O curso de lógica II seria necessário?

Brunão,

Tudo sobre lógica é necessário para se virar um bom programador. Lógica é a base de como fazer um computador realizar o que você precisa que ele faça.

Minha opinião: a carreira de Iniciante em Programação e os cursos de Algoritmo tem que ser mortos a pau. Não tem muito pra onde correr. Lógica = Base.

Terminando isso e entendendo, se não se adaptou muito ao Java, tente iniciar a de PHP básico, é mais light de início e não usa IDE nenhuma, é no editor de texto mesmo, tranquilo, e nem entra em conceitos de Orientação a Objeto ainda, que dão um nó básico na cabeça de quem está começando.

Força e perseverança jovem, não é fácil, mas também não é impossível, você consegue! Foco na base, base é tudo meu amigo.

Repito: Lógica = Base. Um programador sem lógica desenvolvida, é igual um carro sem rodas, não anda.

Abraços e boa sorte.

Cara, eu passo por isso constantemente. Sempre que começo um curso grande (tipo HTML e CSS 2, que tem 40h), fico desinteressado.

Então o que eu faço, estou cursando HTML e CSS 2, quando estou de saco cheio, vou para o curso de Javascript.

Mas antes disso, estudei muita coisa básica antes, se olhar meu perfil verá, passei muita dificuldade com o Java, por ser muito confuso. Passei dificuldade com o C# no terceiro curso básico, pois meu projeto nunca ficava igual ao do professor, mas consegui terminar, sofrendo.

No seu caso, como está iniciando, eu recomendo que pelo menos você curse os dois primeiros cursos de Ruby. É um curso que ensina lógica de programação com uma linguagem fácil de aprender, porém, extremamente poderosa. No terceiro curso de Ruby, a coisa complica mais, tive certa dificuldade de terminar, pois não entendia boa parte do que o professor fazia e o que os exercícios pediam. Talvez por estar acontecendo esse efeito, de ficar de saco cheio.

Outra dica que eu te dou é: assista algumas aulas de alguns cursos que está à sua frente de conhecimento, depois volte no curso básico desta mesma línguagem. Por exemplo, começa o curso de Javascript, assiste a aula até não conseguir acompanhar, mas sem forçar, então vai no curso de lógica de Javascript e assiste as aulas, até onde conseguir acompanhar, sem forçar tbm. Depois volta pro curso que não é de lógica e tenta, e assim vai. Faz esse teste. Tenta intercalar dois cursos diferentes na semana também. Comigo dá certo, com você talvez funcione também.

E não esqueça de se divertir algumas horas, seja jogando, assistindo um vídeo, dormindo, sei lá, no intervalo de um curso e outro, ou uma aula e outra. Bem, é isso, texto gigante kkkk. Abraços!

Eu estou dando uma pausa esses dias, vou retomar os estudos na segunda feira. Um pouco mais tranquilo e focado. Desistir não vou não, tenho ficado vendo alguma série ou algo parecido pra ficar longe de computador, entrei agora por puro tédio mesmo. Eu vou ler os textos complementares primeiro, depois assistir a vídeo aula e colocar em prática. Não sei se é uma maneira boa, mas vou arriscar! haha desculpem a demora, estava longe do computador ou de qualquer coisa relacionada a programar haha, estava precisando.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software