Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Estou obtendo um resultado diferente

Salve, pessoal!

Acompanhando a aula executei o comando "curl ifconfig.me" e a resposta do console foi

ubuntu@ip-172-26-4-77:~$ curl ifconfig.me
2600:1f18:7846:2a00:c79f:df0d:a914:2cb6 

é um endereço ipv6, certo? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadecomo faço para apresentar no terminal o ip externo como aparece na aula?

4 respostas

Obtive outra resposta distinta na aula de teste de conectividade de diferentes redes.

Quando o ricardo faz o teste telnet do terminal local para o ip externo da m1, ele recebe um nome como resposta

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

A minha resposta é

[14:54:09] [~] [master ✖] ❱❱❱  telnet 54.204.243.240 80
Trying 54.204.243.240...
Connected to 54.204.243.240.
Escape character is '^]'.
Connection closed by foreign host.
[14:55:16] [cost 52.066s]  telnet 54.204.243.240 80      

A resposta que eu tenho é diferente, depois do telnet ele pede para resolver o nome usando o dig, mas eu não tenho o nome, apenas o ip externo que eu precisei copiar fora do terminal da M1...

Estou acompanhando comando a comando e não está batendo igual, o que pode estar ocorrendo de errado?

Então galera, continuei seguindo a aula na parte do teste de icmp ele mostra as configurações de networking da máquina e eu vi uma upção para desabilitar o endereço ipv6

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

após desativar o comando curl me deu um resultado mais parecido com o que estava na tela do Ricardo.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Estranhamente eu consegui obter respostas iguais a do Ricardo desativando o ipv6, mas essa opção está habilitada na máquina do professor.

Estou bastante perdido aqui nesse momento. Alguém consegue me ajudar?

solução!

Oi

  1. Endereço IPv6 ao executar "curl ifconfig.me": Ao executar o comando "curl ifconfig.me", você obteve um endereço IPv6, e isso está correto. O comando retorna o endereço IP da máquina na qual o comando foi executado. Se deseja obter o endereço IPv4, pode usar o seguinte comando:

    curl -4 ifconfig.me
    

    Isso forçará o uso do IPv4 e pode fornecer o resultado desejado.

  2. Diferença na resposta do teste de conectividade: É normal obter respostas ligeiramente diferentes dependendo do momento e das configurações específicas do ambiente. No entanto, ao realizar o teste telnet para um IP externo, a resposta "Connection closed by foreign host" indica que houve uma conexão bem-sucedida, mas a aplicação no servidor remoto encerrou a conexão. Isso pode ser esperado dependendo da configuração do serviço no IP de destino.

    Para obter mais informações sobre o serviço, você pode tentar usar o comando "dig" para resolver o nome associado ao IP. Se você não possui um nome, isso pode ocorrer se o servidor remoto não estiver configurado para fornecer essa informação ou se a resolução DNS não estiver funcionando corretamente. Tente o seguinte:

    dig -x 54.204.243.240
    

    Se não houver uma resposta, pode ser que o servidor remoto não esteja configurado para fornecer uma resolução inversa.

  3. Problema com o teste ICMP e desabilitação do IPv6: Você mencionou que desativar o IPv6 resolveu o problema com o teste ICMP, mas observou que o IPv6 está habilitado na máquina do professor. Essa discrepância pode ocorrer devido a configurações específicas de rede e ambiente.

    Para desativar o IPv6, você pode usar o seguinte comando:

    sudo sysctl -w net.ipv6.conf.all.disable_ipv6=1
    

    Certifique-se de reiniciar a máquina ou recarregar as configurações de rede após esse comando. No entanto, é importante observar que desativar o IPv6 pode não ser uma solução ideal em todos os casos, pois o IPv6 é amplamente adotado para melhorar a capacidade da internet.

    Se o problema persistir ou se você deseja entender melhor por que desativar o IPv6 resolveu o problema, pode ser útil revisar as configurações de rede da máquina, verificar a configuração do roteador e garantir que não haja problemas de conectividade específicos para o IPv6.

Obrigado pelos esclarecimentos, querido.

Sobre o icmp, posso ter explicado mal, mas não tive problemas com o mesmo. O que eu quis dizer é que nesse momento da aula eu encontrei a opção de desativar o ipv6.

O comando curl com o -4 funcionou, testei com o ipv6 ativado e aprendi algo novo, obrigado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software