Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Estou no caminho certo? Semijoias...

Minha noiva está empreendendo com semijoias, pensei em realizar o mini-mundo para o negócio dela:

A Chérri semijoias gostaria de ter um sistema de gerenciamento de banco de dados para ter as informações de compras das fornecedoras e de vendas para os clientes. Para as informações de fornecedoras seriam interessantes ter nome, CNPJ, valor_produto e data_compra. Para clientes, seria nome, celular, cidade, data_venda, produto, valor_venda, quantidade, forma_pagamento, data_pagamento. Para os produtos, seria nome_produto, valor_venda, quantidade, colecao.

estaria certo assim?

Eu preciso incluir mais coisas?

1 resposta
solução!

Oi, Marcos! Tudo bem?

Que bacana a sua iniciativa! Você está no caminho certo no desenvolvimento do mini-mundo da empresa de semijoias.

Uma dica para essa etapa é também pensar no pedido que foi realizado por cada cliente. Algumas informações importantes que dizem respeito ao pedido (como data_venda, produto, valor_venda, quantidade, forma_pagamento, data_pagamento) precisam ser separadas do cliente, uma vez que não são características dele.

Além disso, é importante observar a questão da repetição das informações. Futuramente, isso pode impactar na consistência do banco de dados, logo, precisamos analisar cada entidade e identificar quais atributos realmente fazem parte dela.

Ao longo do curso, você verá um cenário bastante semelhante ao seu durante a modelagem do banco de dados do Clube do Livro. Portanto, continue acompanhando as atividades e, quando achar algo interessante, lembre-se de comparar com a empresa de semijoias!

Por fim, vale ressaltar que como é um assunto externo ao curso e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto, outros testes e pesquisas terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida!

Um abraço, Marcos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!