Oi! Estou realizando um mini mundo e gostaria de saber se estou no caminho certo. Em amarelo as entidades e laranja os atributos.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Oi! Estou realizando um mini mundo e gostaria de saber se estou no caminho certo. Em amarelo as entidades e laranja os atributos.
Oi, Yasmin, tudo certo?
Parabéns por realizar esse exercício! Ter uma situação que seja só sua será muito valioso para o aprendizado das técnicas de modelagem de dados.
No decorrer do curso, você provavelmente sentirá a necessidade de revisitar seu mini-mundo algumas vezes. A modelagem de dados é sempre um processo bastante dinâmico: conforme vamos tendo mais familiaridade com os conceitos e com a notação, nosso olhar para a realidade se expande e o processo de abstração naturalmente se complexifica e aumenta em qualidade. Sendo assim, novas dúvidas e novas soluções sempre estarão surgindo.
Em relação à sua identificação das entidades e atributos, deixo alguns comentários para gerar reflexão. Mas lembre-se que não existem regras, mas sim conhecimento da realidade e das regras de negócio, e que esse é um processo bastante subjetivo.
Banco digital é o próprio processo que será modelado. Em uma analogia com o projeto desenvolvido no curso, banco digital tem o mesmo papel que a livraria Clube do Livro. Talvez não se enquadre como uma entidade.pessoa origem possa existir também! Para começar, saldo pode ser um atributo dessa entidade. Espero ter ajudado, Yas. Estou à disposição, conte comigo.
Forte abraço!