Olá Filipe tudo bem?
Cara, sou desenvolvedor há poucos anos, porém, justamente por ter pouco tempo na área talvez possa te ajudar com algumas dicas, já que passei pelas mesmas dúvidas não faz muito tempo.
Vamos lá.
Acho que o primeiro passo você já deu, ta estudando por conta e escolheu uma ótima plataforma de cursos (não sou patrocinado/nem trabalho aqui). Por quê estou puxando o saco? Simplesmente porque aqui você vai desde o básico até o avançado, coisa que nem sempre acontece em outros cursos e as vezes nem mesmo em algumas faculdades, e falo isso por experiência própria.
Dito isso, você já sabe que deve pegar firme nos estudos, eu tentaria focar em uma linguagem/área específica e na alura você pode estudar uma carreira inteira (cara, isso ajuda muito!) Exemplo: https://cursos.alura.com.br/career/desenvolvedor-front-end
Quando você tiver uma base legal do que você quer seguir pode começar a procurar estágios/trabalho (se você já sabe fazer coisas básicas da linguagem/área e consegue evoluir a partir disso já pode se arriscar, o "não" você já tem rsrs). Sim, pode parecer loucura e você pode até se sentir inseguro, mas te digo, quanto antes começar melhor! Tem várias empresas por ai precisando (e querendo investir) de programador iniciante (se você pretende fazer uma faculdade ou já estiver cursando facilita bastante), o salário pra quem começa costuma ser razoável pra você se virar (isso é relativo e vai depender de suas necessidades, claro). Tenha em mente seu nível de conhecimento para se candidatar as vagas mais próximas ao seu perfil, assim você aumenta suas chances e não corre o risco de se "queimar" em alguma empresa.
Eu particularmente não acho que faculdade seja indispensável, conheço algumas pessoas (e várias histórias) de pessoas que nunca se formaram, trabalham e são reconhecidas nas áreas que atuam, porém, acho que uma faculdade ajuda MUITO, principalmente pra quem ta começando, mas novamente, não te impede de seguir carreira na área.
Enquanto não conseguir nada na área continue estudando. Algo que ajuda muito também é ser ativo na comunidade de tecnologia, principalmente na carreira que desejar iniciar (sim, você pode mudar de carreira ao longo do caminho), portanto, participar de fóruns, contribuir com projetos open source, ter um perfil no github, esses são alguns exemplos que podem facilitar seu networking e até mesmo as empresas te encontrarem no futuro.
Por último, já não querendo me prolongar muito e deixar as dicas chatas =P
Se divirta programando, aprendendo, discutindo, quebrando a cabeça, rindo de você mesmo porque esqueceu um ;(ponto e virgula), mas o mais importante, não deixe que as dificuldade (serão muitas) te faça desistir de seguir em frente, pois se você gosta mesmo de programar/trabalhar com tecnologia você vai logo perceber que vale muito a pena e será recompensando por isso (de várias maneiras).
Vou deixar uns links que você pode curtir e acho que podem te ajudar:
https://hipsters.tech/faculdades-ciencia-da-computacao-e-sistemas-de-informacao-hipsters-47/?submit=Ver
https://hipsters.tech/carreiras-em-tecnologia-sem-contar-programador-e-designer-hipsters-61/?submit=Ver
https://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdtech/profissao-programador-3-0/
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/como-arrumar-emprego-na-area-de-ti-sem-ter-experiencia/106626/
https://exame.abril.com.br/carreira/7-sites-para-buscar-vagas-de-emprego-na-area-de-ti/#
Quase esqueci do principal:
Você TEM que saber fazer um bom café!
(Brincadeira, mas sério, ajuda a descontrair no ambiente de trabalho quando você é novo hehe)
Espero que consiga alcançar seus objetivos, te desejo sorte e força nos estudos.
E aquele clichê é valido:
Nunca é tarde pra começar. Eu mesmo larguei uma carreira relativamente sólida pra começar a programar, e não me arrependo.