Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
13
respostas

Estou começando do jeito certo?

Boa noite, Pessoal.

Estou tentando me inserir no meio da programação. Já tentei algumas vezes e sempre desanimava. Agora vendo o tempo passar vejo que não posso perder mais tempo! Depois de assistir MUITOS vídeos e relatos de outras pessoas, fiquei completamente confuso. Qual é o verdadeiro caminho a começar? Vi que Javascript está em alta, porém quando começo a estudar sinto que parece que me falta algum outro conhecimento. As aulas que assisti falavam muito de HTML e PHP... Seria essas outras duas linguagens, requisitos para continuar com o Javascript?

13 respostas

Oi Saimon tudo bem?

Também me senti assim, achava que TI era só uma febre que ia passar que devia me dedicar a outras coisas ao invés de continuar com minha vocação. Cursei mecatrônica na faculdade. Mas a vida me colocou no caminho devido e aqui estou rsrsrs.

E você não está sozinho nessa, estamos aqui para te ajudar nessa caminhada de aprendizado!!!

Por onde começar depende da onde quer chegar rsrsrs.

A programação é algo bem amplo, quer programar o que Web, Desktop, Mobile, Games ou outra coisa ?

Então, estava pensando em começar com Web, que parece ter um retorno mais rápido. Preciso criar uma base sólida de retorno financeiro pra poder sair do meu trabalho atual (que anda me massacrando mentalmente.) Pesquisei algo de front e back end... Percebi que o Javascript é bem amplo... Além de servir também pra Mobile. Meu plano futuro é focar em Mobile, mas a Web parece que vai me dar uma base bem sólida...

A Web se divide em dois ramos Back-end e Front-end .

Back-end é quem cuida das regras de negócio do site, banco de dados, autenticação (senhe e login), as informações sensíveis que não aparece no código fonte. Temos aqui as linguagens de consulta do banco de dados (SQL e NoSQL) e as linguagens de regras do site, PHP, Java, C#, Python e etc.

Front-end é aquilo que vemos no navegador HTML, CSS e Javascript. A parte visual do site.

Em empresas bem estruturadas ou você é Back-end ou Front-end às vezes os dois ,mas não é o mais recomendado porque sobrecarrega o funcionário.

Nessa hora você tem que escolher um outro pra começar.

Voltando pra sua pergunta inicial para saber Javascript você precisa saber HTML. PHP é uma linguagem de Back-end enquanto Javascript é uma linguagem de Front-end. Não precisa saber PHP para aprender Javascript.

Onde prefere atuar no Back-end ou no Front-end?

Entendi... Quando você diz em parte Visual do site, onde atuam o front-end, eu vou precisar fazer algum designer? tipo mexer com Photoshop e Corel? Não tenho o mínimo jeito pra isso....rsrsrs

Não precisa saber de design não (só ter bom senso de estética).

E não precisa usar ferramentas de imagem também. Eu não uso no dia a dia, eu pego as imagens já prontas na internet .Só tomar cuidado se a licença da imagem é gratuita e livre.

Ahhhh então show! Já fiz modulo de Lógica de Programação com um outro professor. Então pra continuar, você me aconselharia o que?

HTML depois Javascript?

solução!

Sim exatamente, HTML e depois Javascript!

No caso, começaria com HTML 5 ?

Sim, no caso do HTML não vale a pena estudar o HTML4 porque o HTML5 é o que usam nos navegadores hoje em dia.

Uma última pergunta. rsrsrs Eu poderia começar com essa carreira?

https://cursos.alura.com.br/career/iniciante-em-logica-de-programacao

ou esse,

https://cursos.alura.com.br/career/desenvolvedor-java-junior-web

Eu recomendo começar com a iniciante em lógica de programação e depois ir para desenvoledor java junior web. Porque a segunda precisa já ter uma boa lógica de programação.

Essa formação de Engenheiro Front-end... também não seria boa?

https://cursos.alura.com.br/formacao-front-end

Vi que tem lógica e mais um monte de coisa.

Também é boa. O bom que você vai fazendo os cursos e eles valem para todas as carreiras que tem ele.