Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Estou com uma dúvida sobre as classes e o Program.

Estou nessa parte do curso onde estamos aprendendo sobre classes que na aula é usada um exemplo de Banco.

Sendo assim... Uma classe para Cliente e uma classe para ContaCorrente. Eu entendo que usando as classes você pode chama-las para acrescentar e armazenar os dados, bom, eu acho. Só para eu ter certeza, assim que criei minhas classes, lá no Program.cs é onde eu teoricamente irei fazer o usuário a preencher o que eu quero?

Ex: Na minha classe Cliente, onde tenho minha string nome! No Program.cs é onde vou fazer o usuário cadastrar o seu nome, chamando a minha classe Cliente para armazenar os seus dados, no meu banco fictício?

Não sei se a dúvida é válida, mas me sinto um pouco perdido em relação a isso.

2 respostas
solução!

Olá Rafael, tudo bem?

Sobre o Program.cs ser a classe em que o usuário preenche dados, isso acontece por conta do método Main, que já vem por padrão nesta classe. O método Mainé o ponto de entrada de um programa executável; é onde o controle do programa começa e termina. Se tiver interesse em saber mais, segue o link.

Criei um pequeno exemplo de como você pode fazer para conseguir inserir os dados, para ir testando.

Fiz a criação da classe Cliente, com algumas propriedades:

 public class Cliente
    {
        public string Nome { get; set; }
        public string CPF { get; set; }
        public string Endereco { get; set; }
    }

Para chamar a classe Cliente no Main e inserir os dados, utilizamos o Console.ReadLine(), veja:

static void Main(string[] args)
    {
        Cliente cliente = new Cliente();

        Console.WriteLine("Insira o Nome: ");
        cliente.Nome = Console.ReadLine();

        Console.WriteLine("Insira o CPF: ");
        cliente.CPF = Console.ReadLine();

        Console.WriteLine("Insira o Endereço: ");
        cliente.Endereco = Console.ReadLine();

        Console.WriteLine();

        Console.WriteLine($"Nome: {cliente.Nome} - CPF: {cliente.CPF} - Endereço: {cliente.Endereco}");

        Console.ReadLine();
    }

Espero ter ajudado. Caso tenha ficado com alguma dúvida, fique tranquilo para perguntar.

Abraços e bons estudos!

Oi Ana, blza?

Agora consigo ver um pouco melhor quando vejo através da Matrix haha

Ainda tenha dificuldade com as terminologia, método main e tudo mais.

Com certeza o professor explicou isso, mas já passou para as classes e das classes já foi pro get set foi um pouco demais haha.

Tenho uma noção superficial por conta de alguns cursos de JA que fiz.. graças a sua resposta consigo entender um pouco melhor.

Vou dar uma olhada nesse link sim.

Muito obrigado. E se cuide.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software