1
resposta

estou com uma dúvida quanto a utilização da função "VERDADEIRO".

No vídeo "04 Destacando Estoque Baixo" da aula 03 foi utilizada a função "VERDADEIRO" para "cortar" a utilização da função "SES".

Como ocorreu isso de fato? Eu gostaria de entender a lógica por trás disso.

Tenho como fazer isso de outra forma?

Estou dando seguimento as aulas! agradeço desde já!

1 resposta

Olá,

A função verdadeiro retorna true, ou seja, verdadeiro num determinado critério, como por exemplo abaixo:

=SE(B2=C2;VERDADEIRO(), "OUTRO RESULTADO")

Dessa forma, se B2 = C2 retorna "VERDADEIRO" senão "OUTRO RESULTADO".

A sintaxe da função VERDADEIRO não tem argumentos, logo ela simplesmente e descrita como VERDADEIRO().

Quando não havia essa função, você precisaria escrever "VERDADEIRO", ou seja, uma string, (TEXTO).

Sob o aspecto prático entendo que não utilizando essa fórmula pode gerar algum tipo de problema na interface com outros sistemas, como por exemplo o Power BI, visto que ele usa o padrão true ou false e colocando como string você tem retrabalho para colocar em Inglês.

Isso ainda ajuda bastante quando temos uma planilha que escrevemos em Português as fórmulas e enviamos para alguém em outro país que use a fórmula em outro idioma.

Resumindo:

Internamente é como se continuasse true ou false mas o resultado dessa fórmula continua no padrão da apresentação do idioma do excel.

Se você tiver dúvidas adicionais, sugiro consultar a documentação no site da Microsoft.

https://support.microsoft.com/pt-br/office/fun%C3%A7%C3%A3o-verdadeiro-7652c6e3-8987-48d0-97cd-ef223246b3fb

Abs,

Magno Oliveira

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software