6
respostas

Estou com problemas de acentuação mesmo usando Notepad++

Estou usando o Notepad++, no 'Encoding' está selecionado a opção 'Encode in UTF-8', o exemplo abaixo ilustra o que está acontecendo:

puts "a casa da minha avó é velha e não tem piscina"

Executando o código, o resultado é:

A CASA DA MINHA AVó é VELHA E NãO TEM PISCINA

Poderiam me ajudar com este problema?

6 respostas

Olá Eduardo!

Tenta utilizar:

# encoding: utf-8
puts "a casa da minha avó é velha e não tem piscina"

Acredito que funcione!

Aguardo seu retorno! :D

Guilherme, não deu certo, digitei das seguintes formas:

utf-8
puts "a casa da minha avó é velha e não tem piscina"
UTF-8
puts "a casa da minha avó é velha e não tem piscina"

apareceu a mensagem:

aa.rb:1:in `<main>': undefined local variable or method `utf' for main:Object (NameError)

Também tentei:

#encoding: utf-8
puts "a casa da minha avó é velha e não tem piscina"

Obviamente não deu certo porque tudo que é digitado a direito do # não é considerado um comando.

Você utiliza Windows? No CMD você precisa mudar a fonte caso queira que caracteres especiais sejam exibidos, não acredito que seja um problema no código em si. Mas caso queira verificar se o problema está ou não na codificação da string pode usar o encode ou force_encoding da seguinte forma:

puts "olá vovó".force_encoding('utf-8')

Fala Eduardo tudo certo ?

Bom vou te indicar usar o editor de texto VSCode, já resolvemos esse problema de enconding e de quebra ganhamos uma ferramenta muito boa e bastante utilizada no mercado de trabalho.

Paulo testei o .encode('utf-8') e o .force_encoding('utf-8'), em ambos os casos o resultado foi:

A CASA DA MINHA AVó é GRANDE E NãO TEM PISCINA

gostaria de saber como faço para mudar a fonte no cmd. Para executar o código eu uso o programa 'Start Command Prompt with Ruby' (Abrir o command prompt (cmd) com Ruby). Paulo fiquei interessado, esse VSCode é um editor de texto gratuito ou é pago?

Oi Eduardo tudo bem?

Para mudar a fonte clique com o botão direito no título da janela do cmd e depois em propriedades vá até a aba Fonte e troque para "Lucida Console" aperte ok.

Nisso o

puts "a casa da minha avó é velha e não tem piscina"

Pega de primeira sem precisar especificar nenhuma codificação utf-8.

Já o Visual Studio Code é gratuito, é da Microsoft e tem para Linux e Mac também. É o melhor do momento segundo a minha opinião.

Espero ter ajudado!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software