1
resposta

Estou com problemas com o exemplo que o professor fez

Segui o passo a passo junto com o instrutor, criei o arquivo vazio ide-config, dei um git status e a msg foi essa: nothing to commit, working tree clean deixei para lá e criei o .gitignore e a msg continuou sendo: nothing to commit, working tree clean. Resumindo o git não identificou nenhum dos arquivos.

1 resposta

Oi, Victor, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em te responder!

A mensagem "nothing to commit, working tree clean" indica que não há arquivos para serem adicionados no projeto e que nenhuma mudança foi identificada no repositório. Dessa forma o Git não reconhece os arquivos "ide_config" e "gitignore". Contudo, isso pode ter acontecido devido aos arquivos não estarem presentes na pasta onde foi criado o repositório git.

Sendo assim, para que as modificações realizadas por meio da adição dos arquivos "ide_config" e "gitignore", sejam reconhecidas, é preciso que elas estejam salvas na pasta onde você criou o repositório.

Uma das maneiras de resolver isso, é utilizar o VS Code. O VS Code apresenta um workspace que facilita a adição de arquivos em pastas, esse método foi usado pelo instrutor para criar diretamente no repositório local os dois arquivos mencionados.

Captura de tela colorida do Visual Studio Code mostrando o menu lateral do editor de código - fonte, que inclui quatro ícones: dois papéis sobrepostos representando os arquivos e pastas sendo apontado por uma seta rosa, uma lupa de pesquisa, uma ramificação que representa as branches e um sinal de play com um inseto representando a execução e depuração. Com o primeiro ícone de papéis sobrepostos selecionado ao lado direito, surge a pasta com uma seta apontando para baixo e dois arquivos.

Outra forma de adicionar os arquivos é trabalhar sem o workspace do VS Code, salvando os arquivos convencionalmente na pasta tida como repositório.

Perceba que caso os arquivos estejam salvos fora da pasta a mensagem recebida é a mesma que você citou no seu tópico.

Captura de tela do prompt de comando do Git Bash mostrando algumas linhas de código  e uma frase grifada em rosa, enfatizando que não há nenhuma modificação para ser comitada.

Contudo se os arquivos estiverem na pasta e mesmo assim o git não os reconhecer, peço que tente realizar o procedimento novamente. Para isso, será necessário abrir o Git Bash na pasta onde os arquivos estão armazenados e deletar a pasta .git,responsável por transformar este diretório em um controle do Git, por meio do comando:

rm -rf .git

Após isso, reinicie o repositório do git nesta pasta:

git init 

Agora, adicione os arquivos para controle do git através do comando:

git add .

Após isso, execute o comando git status. A mensagem que você verá é: "On branch master changes to be committed: (use"git restore -- staged …" to unstage) new file: ide_ config", indicando que os arquivos foram adicionados ao controle do git. Após isso, basta seguir os mesmos passos feitos pelo instrutor em aula e dar prosseguimento ao curso.

Reforço que caso surjam novos desafios, estarei à disposição para te ajudar.

Grande abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!