Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
11
respostas

Estou com problema no terminal

Tanto no powershell como no Ubuntu 20.04

const nome = "Matheus"
console.log(nome)

tipos de erros:

Powershell: 
Erro:    Erro de sintaxe
Código:     800a03ea
Origem:    Erro de compilação do Microsorf
Linux (no VScode)WSL2: 

The terminal process "C:\WINDOWS\System32\wsl.exe '-d', 'Ubuntu-20.04 (Padrão)'" failed to launch (exit code: 4294967295).

Alguém me salva

11 respostas

Oi mat1!

Como exatamente você está tentando rodar esse código? Seria no navegador ou diretamente no powershell?

Então estou tentando rodar no powershell mesmo, direto do terminal, e ele da esse erro

O javascript não pode ser rodado diretamente no terminal. O chrome e o firefox têm interpretadores que podem ser acessados com a tecla F12 e depois indo na aba "console".

Para que o javascript possa ser rodado na sua máquina, você precisa do Node.js. Ele que irá executar um arquivo .js. A instalação do Node.js é vista na video 2 da aula 1. Caso você já tenha o Node.js instalado, lembre-se que para acessar o REPL (terminal interativo de javascript), você tem que digitar node no terminal antes.

Se o seu terminal estiver igual o de cima, dizendo "Welcome to Node.js", você pode começar a escrever código javascript.

➜  User node -v
v16.0.0

eu já tenho...

Eu uso VSCODE para codar, não uso o console

Você está escrevendo código num arquivo .js, certo?

No terminal do VSCode execute o comando node nome_do_arquivo.js. Se o seu arquivo for "index.js", execute node index.js. Além disso, certifique-se que o terminal está na mesma pasta do arquivo .js. Segue a imagem abaixo para auxílio.

Como faz para colocar uma imagem aqui para eu te mostrar?

Tire um print da tela e salve no seu computador. Depois faça o upload para um site como o Imgur. Depois é só colar o link aqui.

https://imgur.com/CKKLUfj

https://imgur.com/NZB7H4h

solução!

Obrigado pelas imagens, entendi o problema.

Temos 2 maneiras de resolver o problema:

Utilize o terminal do próprio vscode, como indicado na imagem abaixo:

No terminal podemos ver escrito na última linha PS C:\Users\User. C:\Users\User indica o endereço no qual o terminal está aberto. Para navegar até a pasta onde o seu teste.js está, basta executar o comando

cd C:\Users\User\Teste

O comando cd é utilizado para navegar entre diretórios, então estamos pedindo para que o terminal mude para aquele que informamos. Depois disso você verá que o terminal mudou para PS C:\Users\User\Teste. Agora sim será possível executar o comando node alura.js para que seu código seja rodado.

Outra alternativa é abrir a pasta no VSCode. Vá na barra de opções do VSCode, selecione File, depois Open Folder e selecione a pasta Teste manualmente. Desta maneira, o terminal estará automaticamente na pasta Teste. Basta abrir o terminal e digitar node alura.js para que seu código seja rodado.

Eu acredito que a última solução seja a mais fácil de realizar e entender. Sendo assim, recomendo que ao começar um novo projeto, abra a pasta dentro do VSCode para evitar que problemas de diretório aconteçam.

Agora foi. Valeu Eduardo!! You save my day <3