1
resposta

Estou com dúvidas referente a etapa de pesquisas

Boa noite, entendo que a etapa das pesquisas é crucial no desenvolvimento de um projeto, mas ao realizar pesquisas para uma empresa/produto fictício como é o nosso caso com a TripIdeias por exemplo, fazer perguntas como "Você utiliza os serviços da Tripideias?" pode acabar enviesando a nossa pesquisa, correto? Eu travei nessa parte de pesquisa, pois estou montando o formulário no forms e tenho medo de colocar perguntas assim para enviar para as pessoas responderem pois sei que essas perguntas terão resposta negativa. Vocês acham que incluo perguntas sobre os produtos ou serviços da empresa fictícia e incluo os insights nas próximas etapas ou mudo as perguntas para não enviesar a pesquisa?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá, Anna, como vai?

Sua preocupação é válida e mostra que você está pensando criticamente sobre o processo de pesquisa, o que é um ótimo sinal. Você tem toda a razão, fazer uma pergunta direta sobre um produto fictício pode comprometer os resultados.

O objetivo da pesquisa, no seu caso com a TripIdeias, não é descobrir se as pessoas usam ou conhecem a empresa. A meta real é entender os comportamentos, necessidades, motivações e frustrações do seu público-alvo em relação à área de atuação da TripIdeias.

Para resolver essa questão, mude o foco das suas perguntas. Em vez de perguntar sobre a TripIdeias, questione sobre o nicho de mercado dela: viagens e planejamento de roteiros. Por exemplo, em vez de "Você utiliza os serviços da Tripideias?", pergunte "Com que frequência você planeja viagens?" ou "Quais são as suas maiores dificuldades ao planejar um roteiro de viagem?".

O insight que você vai obter com essas perguntas não é sobre a TripIdeias, mas sobre os hábitos e dificuldades das pessoas. E são exatamente esses dados que vão te ajudar a construir uma persona e a criar um produto que realmente resolva um problema existente.

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado