4
respostas

Estou com duvidas na forma de realizar um Tabuleiro de Damas, utilizando, for .

4 respostas

OI Vitor, tudo bem? Poderia expor melhor quais são suas dúvidas aqui? Se você conseguir ser mais específico, fica mais fácil de te ajudar.

Abraço

Sou iniciante, estou tentando fazer um tabuleiro de damas, porem não estou conseguindo intercalar os quadrados preto e branco.

Entendi. Você terminou os cursos de Lógica? Então vamos ao próximo passo!

Eis um passo a passo bem básico, depois você melhora.

  1. Você precisa de uma função que desenhe um quadrado preto e outra que desenhe um branco.
  2. Você precisa de um loop que desenhe os quadros pra você.
  3. Você precisa intercalar esses quadros e fazer com que quando determinado numeros de quadros sejam desenhados consiga pular uma linha.

function desenha_quadro(y, x, cor){
     // desenha quadro banco/preto em uma coordenada da tela.
}
// definir tamanho da damas em linhas e colunas. 4 linhas e 4 columas = 16 quadros.

// x = linha, desenha os quadros lado a lado
// y = coluna, desenha os quadros um abaixo do outro

for(i = 0; i <16; i++){
    // calculo para intercalar os quadros verificando se i é par
    if( i % 2 == 0 ){
        desenha_quadro(x, y, branco)
    }else{
        desenha_quadro(x, y, preto)
    }
    // altera o valor da linha para desenha o proximo quadro do lado do quadro atual.
    x = x * 2;
    // muda de linha se i for multiplo de 4. em: 4, 8, 12, 16
    if(i % 4 == 0){
        y = y * 2; // desce pra linha de baixo aumentado a coordenada da coluna.
        x = 0; // volta pro inicio da linha
    }
}

Pegou a idéia? Perceba que esse é só um esbolso. Depois me manda como foi que fez!

Espero ter ajudado. Bons estudos =)

Vitor, fica mais fácil se você postar seu código aqui pra gente ajudar na sua dúvida.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software