Não entendi direito quando devo usar o VOID e o Return.
Entendi bem mais ou menos, se alguém puder me dar uma luz ficaria agradecido.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não entendi direito quando devo usar o VOID e o Return.
Entendi bem mais ou menos, se alguém puder me dar uma luz ficaria agradecido.
Olá Matheus! O void é utilizado em casos que o seu método não tem a necessidade de retornar algum valor. No caso do exercício, a função recebeAumento faz uma alteração na variável salário e não é necessário retorna o valor contido na mesma, mas poderia ser feito. Já o return é utilizado quando o seu método deve retornar alguma coisa, assim como a função calculaGanhoAnual que pega a variável salário e multiplica seu valor por 12 e retorna o resultado.
Pô Filipe, obrigado pela ajuda mano, Abraço!
Olá, tudo bem?
Ao declarar que seu método é void você não poderá utilizar o return, mas caso você determinar que seu método é Double, int, boolean etc.. , você pode usar o return de acordo com tipo primitivo que você deu para seu método.
Espero ter lhe ajudado!
Um forte abraço!
Aproveitando a discussão aqui sobre o "return". Apenas para esclarecer, quando eu coloco a linha:
return this.salarioAnual;
no meu método "calculaGanhoAnual()" ele define o atributo "salarioAnual" com esse resultado?
E se não tiver o "this" no atributo "salarioAnual"? Ou for uma variável criada dentro do escopo do método? Para onde vai esse return?
class Funcionario {
String nomeFuncionario;
String departamentoFuncionario;
double salario;
String dataEntrada;
String rg;
double salarioAnual;
void recebeAumento(double valor) {
this.salario += valor;
}
double calculaGanhoAnual() {
this.salarioAnual = this.salario*12;