Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Estou com dúvida no curso de Testando comportamento através de mocks, no exercício 30 do capítulo Capturando argumentos recebidos pelo Mock.

Faz sentido não mockar uma classe que não é o objetivo do nosso teste sendo que a mesma pode introduzir uma falha no nosso teste que não esta relacionado com o que estamos testando?

Por exemplo: Precisamos testar a classe GeradorDePagamento e no construtor dela precisamos passar as classes RepositorioDeLeiloes, RepositorioDePagamentos e Avaliador. E cada classe tem sua classe de teste implementada. Vamos supor que na classe de teste do GeradorDePagamento não mockamos nenhuma dessas classes e em algum momento o desenvolvedor introduz um bug na classe Avaliador. Ao rodar a suite de Testes o bug causa a falha nos testes AvaliadorTest e GeradorDePagamentoTest.

Faz sentido não termos mockado as classes RepositorioDeLeiloes, RepositorioDePagamentos e Avaliador?

2 respostas
solução!

Ja vi que faz sentido sim pois devemos mockar somente as classes que são complexas de testar e quando não mockamos as classes que não são complexas podemos obter um feedback maior em relação a falhas. Quanto mais testes capturar a falha melhor!

E ai pessoa, também vejo que as classes devem ser mockadas pois devem possuir seus próprios teste unitários.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software