Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Estou com dúvida no curso de Testando comportamento através de mocks, no exercício 20 do capítulo Mocks que lançam exceções.

Não estão muito redundantes estas verificações?

assertEquals(1, encerrador.getTotalEncerrados());
verify(daoFalso).atualiza(leilao1);

Estamos vendo a mesma coisa de duas maneiras diferentes. Não seria melhor decidir por uma delas e usar somente essa?

4 respostas

Pode até parecer que está repetido, mas é a única forma de garantir que está chamando o método certo dependendo da situação. Não acha?

Não sei... Concordo que seja a única forma de verificar que as duas coisas aconteceram. No entanto, há uma dependência entre as duas coisas: o código só está correto se ambas acontecerem. Isso me parece um indício de que nosso código deveria ser refatorado. O que você acha?

solução!

É verdade, se há dependências deve ser refatorado, mas não achei que nesse caso é uma dependência, é mais um controle de fluxo. Mais isso é meio abstrato, por isso não tem uma regra. Abs

Ao me ver no momento isso é realmente ambiguo e você tem razão, porém, pense que à longo prazo o sistema irá evoluir e nossas funcionalidades poderão ser requeridas. Como não sabemos bem exatamente em que parte do nosso programa essas funcionalidades irão mexer acho prudente mesmo que no primeiro momento pareça redundante termos código cobrindo o maior caso de testes possíveis.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software