Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Estou com dúvida no curso de Primeiros passos com Java, no exercício do capítulo A linguagem Java.

Na guia Variáveis de Ambiente, existem 2 espaços: Variáveis de Usuário... & Variáveis do Sistema.

Criei a nova (JAVA_HOME) em Variáveis do Sistema. Nesse mesmo espaço existe as variáveis Path & PATHTEXT. Fiz a alteração (;%JAVA_HOME\bin%) na primeira, Path.

Ao dar o comando "javac -version" no cmd, ele retorna a mensagem: "'javac' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.". Reiniciei o computador e tentei o comando "javac -version" de novo no cmd e a mensagem persiste.

Meu PC é um Windows 7 de 32 Bits, instalei o arquivo jdk-8u5-windows-i586.exe, baixado do endereço: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk8-downloads-2133151.html

Como devo proceder para resolver esse problema?

Obrigado pela atenção.

2 respostas

Coloca aqui exatamente o quê contem a variável PATH e JAVA_HOME. Conseguiu dar um java -version? Mostrou a versão correta do java que tu instalou?

solução!

Consegui resolver o problema fazendo algumas pesquisas na internet.

Instalei o arquivo jdk-8u5-windows-i586.exe, baixado do endereço: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk8-downloads-2133151.html

Após a instalação, cliquei com o botão direito do mouse sobre o ícone "Computador" > "Propriedades" > "Configurações avançadas do sistema" > na aba "Avançado" cliquei na opção "Variáveis de Ambiente..." > no espaço "Variáveis do sistema" cliquei em "Novo..." e coloquei "CLASSPATH" em "Nome da variável:" e ".;%JAVA_HOME%\lib;%JAVA_HOME%\lib\tools.­jar;%JAVA_HOME%\lib\dt.jar;%JAVA_HOME%\l­ib\htmlconverter.jar;%JAVA_HOME%\jre\lib­;%JAVA_HOME%\jre\lib\rt.jar" em "Valor da variável:" > OK > cliquei em "Novo..." novamente e coloquei "JAVA_HOME" em "Nome da variável:" e "C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_05" (deve ser o local onde foi instalado o JDK) em "Valor da variável:" > OK > selecionei a variável "Path" > cliquei em "Editar..." > adicionei ";%JAVA_HOME%\bin" ao final do valor que já estava lá, com cuidado para não apagar nada > OK > cliquei em "OK" na janela "Variáveis de Ambiente" > "OK" na janela "Propriedades do Sistema" > Reiniciei o PC > cliquei no ícone "Iniciar" > escrevi "cmd" > apertei o "Enter" no teclado > escrevi "javac -version" na janela de comando > apertei "Enter". O sistema me retornou a mensagem: "javac 1.8.0_05", relativo a minha versão do Java. Isso confirmou que a instalação foi concluída com sucesso.

Obrigado pela ajuda Roberto.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software