Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Estou com dúvida no curso de Primeiros passos com Java, no exercício do capítulo A linguagem Java.

Realizei o Passo a Passo para Windows x64. Ele reconhece o comando java -version, porém não reconhece javac como comando interno

5 respostas

Olá Shindi,

Verifique se o "javac.exe" está presente na pasta/diretório de instalação.

Se você realizou todos os passos e consegue executar o "java -version", uma explicação pode ser que você tenha instalado o pacote jre e não o jdk. O "javac.exe" está presente somente neste último.

Para identificar se você tem instalado o jre ou jdk, basta olhar o nome da pasta/diretório (repare o início dela).

Eu havia verificado e está sim...

Instalei a ultima versão do JDK (JDK 8), não sei se há alguma peculiaridade nesse ultimo, pois o tutorial é para o JDK 7... mas realmente está estranho...

Verifica se o PATH está correto. Sem criar o JAVA_HOME e colocar no PATH, o "java -version" funciona pois tu já deve ter um JRE instalado anteriormente.

Como tudo no windows, fechei o CMD e abri... funcionou.

Obrigado!

solução!

Shindi,

Vivendo e aprendendo :)

Realmente isso ocorre tanto no Windows como em alguma distribuição do Linux. E o motivo deve ser a necessidade de carregar algumas configurações (como o PATH) antes de abrir o cmd.exe ou terminal.