Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Estou com dúvida no curso de Primeiros passos com Java, no exercício 2 do capítulo Variáveis e fluxo.

Eu declarei a variável mediaMensal como double já que somando 15000, 23000 e 17000 e dividindo por 3 obtemos como resultado o valor 18333,33333333333, que é um double e não um int.

4 respostas

é, o tipo double aceita muito mais números e casas, mas se quer usar double o que será muito provável com algo financeiro terá que formatar o numero.

pode usar assim:

System.out.printf( "%.2f", mediaMensal );

Sim, no caso de uma aplicação profissional com certeza eu formataria o resultado, mas minha dúvida foi pelo que entendi sobre os ints no Java, que não aceitariam casas decimais. Como percebi que o resultado da média seria uma dízima periódica, optei pelo double, que me pareceu mais correto. Mas aproveitando, o int aceita casas decimais? Eu entendi que não. Obrigado pela resposta.

solução!

O int não aceita casas decimais não, só números inteiros. pra usar decimais terá que trabalhar com float ou double(melhor double pq é o q aceita mais casas).

como o int não aceita casas decimais ele simplesmente ignora.

pode se usar também o método decimalFormat para formatar

ok. Obrigado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software