Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Estou com dúvida no curso de Primeiros passos com Java, no exercício 1 do capítulo A linguagem Java.

mesmo seguindo todo o tutorial ao digitar javac -version no cmd retorna o erro 'javac' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Já tentei de todas maneiras arrumar, mas o erro persiste. Eai o que fazer?

4 respostas

No cmd digita path e coloca aqui o resultado.

C:\Users\Gabriel>path PATH=c:\Program Files (x86)\Intel\iCLS Client\;c:\Program Files\Intel\iCLS Clien t\;c:\Program Files (x86)\AMD APP\bin\x86_64;c:\Program Files (x86)\AMD APP\bin\ x86;C:\Windows\system32;C:\Windows;C:\Windows\System32\Wbem;C:\Windows\System32\ WindowsPowerShell\v1.0\;c:\Program Files (x86)\ATI Technologies\ATI.ACE\Core-Sta tic;C:\Program Files\Intel\Intel(R) Management Engine Components\DAL;C:\Program Files\Intel\Intel(R) Management Engine Components\IPT;C:\Program Files (x86)\Int el\Intel(R) Management Engine Components\DAL;C:\Program Files (x86)\Intel\Intel( R) Management Engine Components\IPT;C:\Program Files (x86)\Windows Live\Shared;C :\Program Files\VDownloader;C:\Program Files (x86)\QuickTime\QTSystem\;C:\WINDOW S\system32;C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\System32\Wbem;C:\WINDOWS\System32\WindowsPowerS hell\v1.0\;%JAVA_HOME%\bin;C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_55

solução!

Verifique se você configurou corretamente a variavel de ambiente JAVA_HOME, ela deve ter o endereço do jdk, no meu caso é:

C:\Program Files\Java\jdk1.8.0

Outro fator importante que não é mencionado no curso é a variavel de ambiente CLASSPATH caso não tenha criado, crie ela com o seguinte valor:

.;%JAVA_HOME%\lib;%JAVA_HOME%\jre\lib

Além disto a variável PATH deve editada e no final dela dever ser adicionado:

;%JAVA_HOME%\bin

Atente para apontar para a pasta da jdk no JAVA_HOME, eu havia apontado para a pasta de JRE que serve apenas para executar Java e não possúi o javac.

Espero ter ajudado. Tagôre

Ja fiz tudo isso e não da certo.