Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Estou com dúvida no curso de Aprimorando a Orientação a Objetos com Java, no exercício 5 do capítulo Revisitando a Orientação a Objetos.

Se no método paga não subtrairmos o valor pago do valor total da dívida, como saberemos o montante ainda devido?

2 respostas

Eu acho que no método paga deveria ter uma chamada a outro método que verifica o saldo da dívida antes de efetuar o pagamento.

Isso que você disse é verdade, mas acredito que não "tocaram no assunto" porque o curso visa mais implementar o que é pertinente ao conteúdo do curso de maneira "enxuta" e não implementar um sistema completamente funcional, totalmente coerente com um processo de negócios real.

Esse detalhe que você mencionou se encaixaria mais para o próprio aluno implementar usando os conhecimentos adquiridos no curso.

solução!

Oi, Leonardo! Dúvida pertinente!

Uma ideia seria, como você disse, subtrair o valor pago do total da dívida e armazenar esse valor.

Outra ideia seria criar um método responsável por calcular o montante ainda devido.

Como o Fernando falou, não fizemos um sistema completo aqui no curso porque nosso objetivo principal era focar nas boas práticas de código com orientação a objetos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software