Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Estou com dúvida no curso de Agilidade com Scrum, no exercício do capítulo Review e Feedback.

Posso ter uma Review para validar mais de uma Sprint? E pensando na Retrospective, momento em que acontece, seria a Retrospective no final de cada Sprint e a Review de tempos em tempos, para validação com o cliente? Somente na Review é que se decide se uma Sprint irá para produção?

3 respostas
solução!

Oi Camila,

By-the-book, a ideia é que ao final de cada sprint, você valide o que foi feito (na reunião de review) e depois melhore o processo (na reunião de retrospectiva).

Agora, claro, você pode mudar o processo para se adequar melhor ao seu mundo. Se você acha que não precisa tanto de reviews frequentes, você pode diminuir a frequência delas. Por quê não?

Se você acha que consegue deployar diariamente, e não precisa esperar a próxima reunião de review, então o faça!

Faz sentido? A ideia é sempre ter o melhor processo para o seu contexto.

Um abraço!

Faz sim, obrigada.

Minha opinião.

Acredito que o ideal é fazer a review no final da sprint ou durante, até mesmo para validar se a sprint foi ou não um sucesso! A sprint foi um sucesso somente se PO aceitar todas a histórias. Já vi alguns casos que é feito o review durante a sprint para achar logo o que precisa ser ajustado para que todas as tarefas sejam aceitas e a sprint seja um sucesso! Me parece que não faz sentido fazer Review de mais de uma sprint, pois o Review é super importante para ir visualizando o que está errado. Ficar fazendo deploy todos os dias isso vai gastar muito tempo. O improviso precisa de ser a exceção e não a regra. Mas para cada caso é um caso.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software