1
resposta

Estou com dúvida

eu ainda não entendi esse if elif Else como eu posso aprender?

1 resposta

Oii, Carlos! Tudo bem?

Fique tranquilo, é super normal sentir essa dificuldade no começo. A lógica de programação muda a forma como pensamos, e o if, elif e else são a base de quase todas as decisões que um computador toma.

Vou te explicar usando o próprio exemplo do pedágio, para que você "destrave" esse conceito.

1. A tradução mental

A melhor forma de aprender é traduzir esses comandos para o nosso português. Imagine que o computador é uma pessoa obediente, mas que precisa de regras claras.

• if significa "SE": É a primeira pergunta que você faz.
  • elif é uma mistura de "else" + "if". Significa "SENÃO, SE...": É a segunda (ou terceira, quarta...) pergunta, caso a primeira tenha sido falsa.
  • else significa "SENÃO": É a sobra. Se nenhuma das perguntas anteriores foi verdadeira, ele faz isso aqui automaticamente.
  1. A analogia do guarda de trânsito

Imagine que o seu código é um guarda de trânsito em uma estrada e ele tem uma prancheta com regras para cobrar os motoristas.

1. Regra 1 (if): O guarda para o carro e pergunta: "Você andou 100 km ou menos?"
  • Se sim: Cobra R$ 10,00 e manda seguir viagem. (Ele nem lê o resto das regras).
  • Se não: Ele passa para a próxima regra.
  1. Regra 2 (elif): O guarda olha e pensa: "Ok, não foi menos de 100. Mas será que foi entre 100 e 200 km?"
  • Se sim: Cobra R$ 20,00 e manda seguir.
  • Se não: Ele passa para a última opção.
  1. Regra 3 (else): O guarda conclui: "Bom, se não foi a primeira, nem a segunda, só pode ser maior que 200 km."
  • Ação: Cobra R$ 30,00. Ele não precisa perguntar nada, é a única opção que sobrou.
  1. Visualizando no seu código

Vamos ler o código do gabarito como se fôssemos o computador:

distancia = float(input("Digite a distância percorrida (em km): "))

# o computador chega aqui. Vamos supor que a distância seja 150.
if distancia <= 100:
    # ele pergunta: 150 é menor ou igual a 100? NÃO (Falso).
    # então ele PULA o print de R$ 10,00 e vai para o elif.
    print("Valor do pedágio: R$ 10,00")

elif 100 < distancia <= 200:
    # ele pergunta: 150 é maior que 100 E menor/igual a 200? SIM (Verdadeiro)!
    # ele ENTRA aqui, executa o comando e ignora todo o resto abaixo.
    print("Valor do pedágio: R$ 20,00")

else:
    # Como ele já entrou no elif acima, ele nem olha para este else.
    print("Valor do pedágio: R$ 30,00")

Dicas para praticar:

Para aprender de vez, tente fazer estes pequenos exercícios mentais:

1. Fale em voz alta: Quando escrever o código, leia em voz alta traduzindo: "Se a distância for menor que 100, faça isso...". Isso ajuda o cérebro a fixar.
  2. Teste de Mesa: Pegue um papel e caneta. Escolha um valor (ex: 500 km) e siga a setinha do seu código linha por linha. Onde ele vai entrar? Onde ele vai pular?
  3. Crie cenários do dia a dia: Tente criar um código simples mentalmente para outras coisas. Exemplo: Notas da escola.
  • if nota >= 7 (Aprovado)
  • elif nota >= 5 (Recuperação)
  • else (Reprovado)
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!