eu ainda não entendi esse if elif Else como eu posso aprender?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
eu ainda não entendi esse if elif Else como eu posso aprender?
Oii, Carlos! Tudo bem?
Fique tranquilo, é super normal sentir essa dificuldade no começo. A lógica de programação muda a forma como pensamos, e o if, elif e else são a base de quase todas as decisões que um computador toma.
Vou te explicar usando o próprio exemplo do pedágio, para que você "destrave" esse conceito.
A melhor forma de aprender é traduzir esses comandos para o nosso português. Imagine que o computador é uma pessoa obediente, mas que precisa de regras claras.
if significa "SE": É a primeira pergunta que você faz.elif é uma mistura de "else" + "if". Significa "SENÃO, SE...": É a segunda (ou terceira, quarta...) pergunta, caso a primeira tenha sido falsa.else significa "SENÃO": É a sobra. Se nenhuma das perguntas anteriores foi verdadeira, ele faz isso aqui automaticamente.Imagine que o seu código é um guarda de trânsito em uma estrada e ele tem uma prancheta com regras para cobrar os motoristas.
if): O guarda para o carro e pergunta: "Você andou 100 km ou menos?"elif): O guarda olha e pensa: "Ok, não foi menos de 100. Mas será que foi entre 100 e 200 km?"else): O guarda conclui: "Bom, se não foi a primeira, nem a segunda, só pode ser maior que 200 km."Vamos ler o código do gabarito como se fôssemos o computador:
distancia = float(input("Digite a distância percorrida (em km): "))
# o computador chega aqui. Vamos supor que a distância seja 150.
if distancia <= 100:
# ele pergunta: 150 é menor ou igual a 100? NÃO (Falso).
# então ele PULA o print de R$ 10,00 e vai para o elif.
print("Valor do pedágio: R$ 10,00")
elif 100 < distancia <= 200:
# ele pergunta: 150 é maior que 100 E menor/igual a 200? SIM (Verdadeiro)!
# ele ENTRA aqui, executa o comando e ignora todo o resto abaixo.
print("Valor do pedágio: R$ 20,00")
else:
# Como ele já entrou no elif acima, ele nem olha para este else.
print("Valor do pedágio: R$ 30,00")
Dicas para praticar:
Para aprender de vez, tente fazer estes pequenos exercícios mentais:
if nota >= 7 (Aprovado)elif nota >= 5 (Recuperação)else (Reprovado)