eu ainda não entendi esse if elif Else como eu posso aprender?
eu ainda não entendi esse if elif Else como eu posso aprender?
Oii, Carlos! Tudo bem?
Fique tranquilo, é super normal sentir essa dificuldade no começo. A lógica de programação muda a forma como pensamos, e o if, elif e else são a base de quase todas as decisões que um computador toma.
Vou te explicar usando o próprio exemplo do pedágio, para que você "destrave" esse conceito.
A melhor forma de aprender é traduzir esses comandos para o nosso português. Imagine que o computador é uma pessoa obediente, mas que precisa de regras claras.
if significa "SE": É a primeira pergunta que você faz.elif é uma mistura de "else" + "if". Significa "SENÃO, SE...": É a segunda (ou terceira, quarta...) pergunta, caso a primeira tenha sido falsa.else significa "SENÃO": É a sobra. Se nenhuma das perguntas anteriores foi verdadeira, ele faz isso aqui automaticamente.Imagine que o seu código é um guarda de trânsito em uma estrada e ele tem uma prancheta com regras para cobrar os motoristas.
if): O guarda para o carro e pergunta: "Você andou 100 km ou menos?"elif): O guarda olha e pensa: "Ok, não foi menos de 100. Mas será que foi entre 100 e 200 km?"else): O guarda conclui: "Bom, se não foi a primeira, nem a segunda, só pode ser maior que 200 km."Vamos ler o código do gabarito como se fôssemos o computador:
distancia = float(input("Digite a distância percorrida (em km): "))
# o computador chega aqui. Vamos supor que a distância seja 150.
if distancia <= 100:
# ele pergunta: 150 é menor ou igual a 100? NÃO (Falso).
# então ele PULA o print de R$ 10,00 e vai para o elif.
print("Valor do pedágio: R$ 10,00")
elif 100 < distancia <= 200:
# ele pergunta: 150 é maior que 100 E menor/igual a 200? SIM (Verdadeiro)!
# ele ENTRA aqui, executa o comando e ignora todo o resto abaixo.
print("Valor do pedágio: R$ 20,00")
else:
# Como ele já entrou no elif acima, ele nem olha para este else.
print("Valor do pedágio: R$ 30,00")
Dicas para praticar:
Para aprender de vez, tente fazer estes pequenos exercícios mentais:
if nota >= 7 (Aprovado)elif nota >= 5 (Recuperação)else (Reprovado)