Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Estou com dificuldades de configurar o gith no windowns.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Assim que baixo e instalo o git, tento iniciar as configurações más da este erro, eu já tenho o github porem fiquei totalmente perdido nesta parte, alguém poderia me ajudar nesta questão ?

4 respostas

Olá, Lucas! Tudo bem?

Agradeço por compartilhar sua dúvida no fórum.

Pelo erro informado — “o termo git não é reconhecido como nome de cmdlet” — o Git até foi instalado, mas o Windows não está conseguindo encontrá-lo. Isso normalmente acontece quando o Git não foi adicionado ao PATH durante a instalação ou quando o comando está sendo executado em um terminal inadequado.

Antes de tudo, no VS Code, abra o terminal e confirme se você está usando PowerShell ou Prompt de Comando (CMD). Em seguida, teste:

git --version

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Se o erro continuar, recomendo reinstalar o Git seguindo este passo a passo, que costuma resolver definitivamente o problema no Windows:

Como instalar o Git corretamente no Windows

1. Acesse: https://git-scm.com/download/win
  2. Baixe o instalador e execute-o
  3. Avance com Next até chegar na etapa “Adjusting your PATH environment”
  4. Marque a opção:
    Git from the command line and also from 3rd-party software
  5. Continue clicando em Next até finalizar a instalação

Após concluir, feche totalmente o VS Code, abra novamente e rode no terminal:

git --version

Se aparecer a versão do Git, a instalação está correta. Agora finalize a configuração inicial:

git config --global user.name "Seu Nome"
git config --global user.email "seuemail@email.com"

Esse erro acontece porque o Windows só reconhece comandos que estão no PATH. Sem essa configuração, o sistema simplesmente não sabe onde o Git está instalado.

Como complemento, este artigo da Alura explica muito bem o papel do Git e do GitHub no fluxo de desenvolvimento:
https://www.alura.com.br/artigos/o-que-e-git-github

Espero que eu tenha conseguido te ajudar.

Conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços e bons estudos!

Fala Eduardo, obrigado pela atenção... infelizmente, mesmo seguindo o passso a passo o problema continua.Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Conseguir fazer funcionar, precisa pegar o caminho dos arquivos do git Bin e CMD e acrecentar no path no campo "exibir configurações avançadas" assim ele reconhece no vcode.

solução!

E aí, Lucas! Tudo bem?

Agradeço pelo retorno.

Fico feliz que tenha encontrado a solução para o problema. Basicamente, ao adicionar manualmente os caminhos das pastas Git\bin e Git\cmd na variável de ambiente PATH, você informou ao Windows onde o executável do Git está localizado. Com isso, qualquer terminal (CMD, PowerShell ou o terminal do VS Code) passa a reconhecer o comando git, sem precisar estar dentro da pasta de instalação.

Esse ajuste é exatamente o que o instalador do Git faz automaticamente quando marcamos a opção de adicionar o Git ao PATH. Como isso não aconteceu na primeira instalação, configurar manualmente resolveu o problema de forma correta.

Conte conosco sempre que precisar.

Caso tenha finalizado, peço que marque esse post como solucionado.

Abraços e bons estudos!