1
resposta

Estou com dificuldade para entender a tabela fato da forma como está sendo apresentada...

Por conceito, cada fato deve ser representado por uma tabela fato. Isto é o que aprendi na modelagem multidimencional. Cada fato que ocorre no mundo real é uma ocorrência representada na tabela fato. Então se me interessa observar meu faturamento, tenho um fato chamado fatura que ocorre ao logo do tempo, feita por um vendedor, com um valor, etc... que são as dimensões... O fato é uma ocorrência, e cada ocorrência na vida real é uma ocorrência na tabela fato. Então vendas seriam fatos da tabela de fatos Venda. Matrículas seriam fatos da tabela de fatos Matrícula. Custo de produção seriam fatos da tabela Gasto de Produção, etc... Cada um destes fatos é cercado por dimensões inerentes àquele fato, e que podem permitir observar aquele fato, independentemente do outro fato. Ou seja, cada fato seria o centro de um schema e cada schema tem suas dimensões. As dimensões são tabelas que podem ser aproveitadas para vários fatos, mas cada fato é um fato que tem pontos diferenciados de análise e também de métricas, diferenciadas. Parece termos uma diferença de conceito sobre modelagem multidimensional...

1 resposta

Oii Paulo, tudo bem?

Peço desculpas na demora no retorno de sua resposta.

O seu entendimento de tabela fato está corretíssimo.

Qualquer dúvida, estou por aqui tá bom? :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software