É normal ter dificuldade com For encadeado? Eu consegui entender o For normal, mas esse For com outro For dentro está me dando dificuldade.
É normal ter dificuldade com For encadeado? Eu consegui entender o For normal, mas esse For com outro For dentro está me dando dificuldade.
Uma boa forma de entender o for encadeado é pensar em uma matriz.
Imagine uma matriz 10x10. Para preencher ela é necessário passar por todas as linhas e colunas. A cada "uma" linha se tem "dez" colunas, ou vice-versa. Ou seja, na linha 1, você deve preencher as colunas de 1 a 10. Sendo assim, a cada linha que você passa, é necessário andar por 10 colunas.
Traduzindo isso para códigos temos um for encadeado, onde o for mais interno seria o das colunas, e o mais externo o das linhas.
Em um primeiro momento, a cada "ciclo" das linhas, serão rodados 10 "ciclos" de colunas, fazendo com que todas sejam preenchidas. Assim que se chega na coluna de número 11, o programa "sai" do for interno, e vai para o externo, onde a linha é acrescida de 1, fazendo com que o laço se repita.
for ( linhas = 1; linhas <= 10; linhas++ ){
for ( colunas = 1; colunas <=10; colunas++{
// Nesse ponto do código, o valor de linha se mantém o mesmo, enquanto o de colunas vai de 1 a 10.
// Somente quando são preechidas todas as colunas de uma determinada linha, que o programa passa para a linha seguinte.
}
}
Obrigado pela ajuda. Hoje eu acabei brincando criando programas e pesquisando no YouTube para entender melhor, mas o seu comentário também me ajudou. Valeu.