Sinto que não estou compreendendo bem as lambdas, porque não consigo aplica-las sem consultar o código do professor. Isso é grave?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Sinto que não estou compreendendo bem as lambdas, porque não consigo aplica-las sem consultar o código do professor. Isso é grave?
Olá Lucas, tudo bem com você?
Peço desculpas pela demora em obter um retorno.
É normal enfrentarmos desafios ao aprender algo novo, e isso não significa que seja grave. Na verdade, é uma oportunidade de crescimento e aprimoramento. As lambdas são um conceito poderoso e, é natural precisar consultar exemplos de código para compreendê-las completamente. Na verdade, consultar a documentação ou outras fontes de referência é uma prática muito recomendada, mesmo para desenvolvedores experientes.
A documentação é uma valiosa aliada em todos os níveis de aprendizado e prática. Mesmo após anos de experiência, sempre que necessário iremos recorrer à documentação para obter informações detalhadas, exemplos e esclarecimentos sobre conceitos complexos. Portanto, não se preocupe se ainda está se habituando com o uso de lambdas no Java e recorrendo a exemplos.
O importante é continuar estudando, persistindo nos desafios e procurando compreender cada vez mais este e outros conceitos. Com o tempo e prática, você ganhará confiança e habilidade na aplicação das lambdas no Java.
Para aprimorar ainda mais o seu aprendizado, deixo abaixo algumas recomendações de leitura, no primeiro link temos um artigo da Alura que aborda com detalhes o uso do lambda e do method reference, já no segundo link é apresentado a documentação do java com um guia de inicialização ao uso do lambda.
Observação: O conteúdo da documentação recomendada está em inglês, comum na área da tecnologia, utilize o tradutor para melhor compreensão.
Lembre-se de que o aprendizado é um processo contínuo. Espero ter ajudado, continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.
Em caso de dúvidas, estou à disposição.
Abraços e bons estudos!