Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Estimativas muito vagas

Bom dia!

No começo do projeto, normalmente, tem que ter uma estimativa geral para a produção do projeto como um todo, tendo em vista que temos que ter a liberação da verba para a produção do mesmo. Sabe-se que, normalmente, o cliente não tem noção total, e muitas vezes nem parcial, do que tem que ser produzido no projeto. Por mais que se tenha listado uma série de histórias e que se faça uma estimativa de acordo com a o nível de produção da equipe, essa estimativa não fica muito vaga? Tendo em vista que pode-se ter muito mais histórias do que as listadas, pode-se ter várias histórias que vão se dividir em histórias menores... Como minimizar ao máximo o erro nessa previsão?

Atte., Gillian Lopes

4 respostas

Oi Gillian,

Acredito que em times que começaram a trabalhar juntos há pouco tempo, essas estimativas ficam sim vagas.

Porém, a ideia é que depois de um tempo elas comecem a ser mais assertivas. Isso falando tanto do lado do time quanto do lado do PO.

Espero ter ajudado,

Abcs!

Bom dia Natan!

Sim, concordo que quanto mais experiência o team scrum tem, melhor serão as estimativas para a entrega das sprints. Entretanto, a minha preocupação é quanto à criação das histórias no início do projeto. Como já discutido no decorrer desse curso, no início do projeto, normalmente, as incertezas são muito grandes. Por exemplo, estima-se 50 histórias a serem desenvolvidas para o projeto, baseado nisso e na velocidade do time, verifica-se quanto o mesmo vai custar e quanto tempo vai levar, correto? Mas o que muitas vezes acontece é que no decorrer do projeto, durante os refinamentos das histórias, pode-se constar que não seriam 50 histórias, e sim 100 histórias. O furo no orçamento e no prazo de entrega não será uma diferença brutal?

Como minimizar este problema?

Grato, Gillian Lopes

solução!

Oi Gillian,

Exato! Concordo contigo que isso pode acontecer.

Importante deixar bem claro para o cliente essa possibilidade para evitar quebras na expectativas. Porém como há entrega contínua, geração de valor, em toda sprint, acredito que mesmo com essa possibilidade o cliente deve entender.

Além disso, no caso de uma agência ou consultoria, tomar muito cuidado como que a solução é vendida para não criar falsas expectativas.

Espero ter ajudado e bons estudos,

Abcs!

Natan,

legal, agradeço pelas explicações. O meu próximo passo, nessa discussão, seria um questionamento que já fiz em outra dúvida que criei. Se você puder responder este outro questionamento, eu ficaria muito agradecido! :)

Segue: Como fazer um orçamento baseando o projeto em métodos ágeis 2.

Grato, Gillian Lopes

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software