Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Estimativas

Vindo da metodologia tradicional onde a estimativa precisa ser bem feita para elaborarmos um base line, aqui no ágil isso também se faz necessário. Mesmo sendo 100% ágil precisamos estimar o tempo de desenvolvimento do produto e/ou projeto. Não temos como chegar no cliente e falar que o produto dele será feito em x meses de acordo com a média, precisamos estimar. Tudo isso no final gera custos e ninguem quer desenvolver um produto caro e depois ter um elefante branco.

2 respostas
solução!

Olá, Rafael!

Nesse sentido, é importante lembrar que as estimativas ágeis são baseadas em intervalos e não em valores precisos. Como vimos na aula, é difícil acertar com precisão absoluta, por isso é mais eficiente pensar em intervalos que nos dão uma margem de confiança.

Além disso, a estimativa de tamanho é composta por três componentes: esforço, complexidade e incerteza. Quanto maior a incerteza, maior é o intervalo da estimativa e menor é a confiança nela. É importante considerar esses fatores ao realizar suas estimativas.

Lembre-se também que as estimativas são importantes quando afetam alguma decisão a ser tomada. Se a decisão já está tomada, não há necessidade de fazer estimativas.

No final das contas, o objetivo das estimativas ágeis é fornecer uma visão geral do tempo necessário para desenvolver um produto ou projeto, levando em consideração as incertezas e possibilidades. Isso ajuda a evitar surpresas e a tomar decisões mais informadas.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou,Rafael, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Ola, Tentamos ser sempre ágeis, mas como a alta hierarquia da empresa ainda esta no tradicional ela nos força a ter estimativas mais próximas da realidade nos forçando a ter data certas para entrega dos produtos. Mesmo que possamos "postergar" a entrega deste, precisamos passar por comissões e aprovações o que torna a postergação um caso complicado, com isso ela nos força a ter uma data real de entrega final.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software