1
resposta

Estimativa Parametrica x Estimativa Bottom Up

Poderia a Estimativa de custos Bottom Up seria um detalhamento da estimativa paramétrica?

Gostaria de outras opiniões a respeito da questão acima - pois na minha concepção a estimativa de custos Bottom Up seria uma estimativa de custos paramétrica item a item. Pois para calcular o custo unitário teríamos que detalhar os custos por parâmetros item a item.

Ou esta extrapolação não faz sentido e as estimativas paramétricas são "pensadas" apenas no Escopo Macro do projeto.

1 resposta

Olá, Lucas, tudo bem?

Penso que podemos fazer essa reflexão juntas! O que pensei foi o seguinte:

A começar pela definição das estimativas, o PMBOK 6 irá nos dizer que a estimativa paramétrica se define como:

Descrito na Seção 6.4.2.3. A estimativa paramétrica utiliza um relacionamento estatístico entre dados históricos relevantes e outras variáveis (por exemplo, metros quadrados em construção) para calcular uma estimativa de custos para o trabalho do projeto. Esta técnica pode produzir altos níveis de exatidão, dependendo da sofisticação e dos dados básicos colocados no modelo. Estimativas paramétricas de custos podem ser aplicadas a um projeto inteiro ou aos seus segmentos, em conjunto com outros métodos de estimativa.

Enquanto a definição de estimativa bottom-up por sua vez diz:

Descrito na Seção 6.4.2.5. A estimativa bottom-up é um método para estimar um componente do trabalho. O custo de cada pacote de trabalho ou de atividades é estimado com o maior nível de detalhes especificados. O custo detalhado é então sumarizado ou agregado para níveis mais altos, para ser utilizado em subsequentes relatórios e rastreamento. O custo e a exatidão da estimativa de custos bottom-up geralmente são influenciados pelo tamanho ou outros atributos de cada atividade ou pacote de trabalho.

O que podemos concluir com estas definições?

Segundo PMBOK 6, a estimativa paramétrica se utiliza de "dados históricos relevantes e outras variáveis" para chegar a uma estimativa que geralmente é mais precisa, uma vez que envolvem tecnologia de dados mais avançadas, capazes de fazer boa aproximação de números reais. Por outro lado, a estimativa bottom up está relacionada a tipos de projeto que trabalham com "componentes do trabalho", que por sua vez integram projetos nas chamadas EAP (Estrutura analítica do projeto). Este tipo de estimativa está estritamente relacionado ao modo como a pessoa que fez o escopo do projeto separou cada atividade e estimou cada pequena tarefa.

Obrigada pela participação! Quaisquer dúvidas, estamos à disposição.

Se essa resposta te ajudou, marque como solução ✓. Bons estudos!