Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Estimativa errada na quarta iteração?

Pelas regras da Geometria para se traçar uma reta são necessários 2 pontos pertencentes à ela. Quando a instrutora traça a reta da quarta iteração um dos pontos é 125, mas não é falado nada a respeito do segundo ponto que justifique a reta apresentada.

no vídeo 02 da aula 05, perti de 2:55, ela fala que "... a olho nu, se voce traçar uma linha reta, voce já pode estimar, se o time continuar entregando nessa velocidade diária, se ele vai alcançar o alvo ou não."

Fazendo os ajustes para o vídeo 03, seria a velocidade da iteração ao invés da velocidade diária.

Pois bem, a velocidade apresentada na quarta iteração é de 65 pontos. Utilizando essa velocidade a equipe entregaria próximo do final da sexta iteração, no entanto a estimativa que ela coloca é para meados da oitava itearção. Se for feito "a olho nu" como ela sugere, o resultado será o mesmo, próximo do final da sexta iteração.

A instrutora fala de um possível problema de inflação da estimativa de pontos das tarefas, o que acabou resultando nessa velocidade tão alta, no entanto, mesmo que seja tirada uma velocidade média para tentar contornar esse problema, e levando em conta que os dados do gráfico e da tabela não coincidem, o que gera uma enmorme inconsistência no que está sendo apresentado, daria uma velocidade média entre 41,25 e 42,5 pontos por iteração. Na pior das hipóteses a entrega da release ficaria para algo próximo do primeiro dia da oitava iteração, não para o meio dela.

Então minha pergunta é, na quarta iteração, iniciando em 2:47, de onde ela tirou o segundo ponto para traçar essa reta que aponta o fim da sprint para meados da iteração 8?

1 resposta
solução!

Fernando, tudo bom?

Acredito que entendi a sua dúvida, mas lembre-se que estamos lidando com um exemplo e com projeções. Não temos nesse exemplo um rigor matemático apurado, pq realmente não é necessário.

Quando ela está na 4ª interação (125) ela de forma manual (na verdade com o software) traça uma linha que une a 8ª interação com o número de histórias faltantes naquele momento (0). Nosso objetivo. É uma forma de visualmente inspecionarmos o trabalho, sem muita necessidade de exatidão. Estamos trabalhando com escalas grandes (números de história, semanas, Sprints,...) assim essa exatidão não é necessária.

Se fosse, ai concordo com você, precisaríamos de mais dados e outras técnicas (que não uma régua e um lápis) para traçar essa linha.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software